Levado a julgamento pela "morte" de Aruna (Thais Melchior), Zaqueu (Ricky Tavares) será punido no capítulo desta terça-feira (21) da novela "A Terra Prometida". Após ter a pena de morte exigida por seu arquirrival Tobias (Raphael Vianna), o arqueiro escapa da condenação máxima. Aconselheda por Quemuel (Raymundo de Souza), a congregação decide expulsar o marido de Chaia (Juliana Boller) do Gilgal. A punição é lamentada pela hebreia, que se desespera ao se despedir do marido e é amparada pela mãe.
Enquanto isso, Samara (Paloma Bernardi) comemora, pois avisa que Zaqueu, a ser salvo da morte por Rune (Douglas Sampaio), vai sofrer por ficar longe do Gilgal. E o ódio da filha por Aruna (Thais Melchior) incomoda Léia (Beth Goulart). Ainda no acampamento, Otniel, escravizado por um grupo de mercadores, tem seu rapto contado por Salmon (Rafael Sardão) por Josué (Sidney Sampaio), responsável pela divisão das terras de Canaã entre as tribos.
Já em Jerusalém, Durgo (o nome do ator não foi divulgado) tenta falar com a mulher de Josué e, como não consegue, acredita que ela perdeu a vida. O carcereiro informa a Mireu (Eduardo Magalhães) o estado de saúde da hebreia. Ao ficar frente a frente com a filha de Quemuel (Raymundo de Souza), o oficial, que deixará Jerusalém ao lado de Ula (Rafaela Mandelli), reconhece Aruna.
Quando fica sabendo que se trata da mulher do líder hebreu, que a essa altura ainda não acredita na morte da mulher, Adonizedeque (Mário Frias) ordena que os melhores médicos sejam trazidos para salvarem a vida da mocinha, a ser usada como refém por ele.