O reino de Ai nem foi conquistado pelos hebreus comandados por Josué (Sidney Sampaio), mas um novo desafio se aproxima, na novela "A Terra Prometida". Na reta final do folhetim bíblico, Aruna (Thais Melchior) vai ser feita refém por Adonizedeque (Mário Frias), rei de Jerusalém. A essa altura, a hebreia já terá se casado com o líder de Israel - o pedido causou a revolta em Samara (Paloma Bernardi), irmã da mocinha.
As cenas estão previstas para irem ao ar a partir do capítulo 127, em janeiro - a trama de Renato Modesto deve chegar ao fim em fevereiro. Ao fazer Aruna refém, Adonizedeque a amarra em uma campina de Canaã, conforme aponta o roteiro entregue aos atores e obtido pelo Purepeople. "Sua hora vai chegar, Aruna! E quando chegar, nem Josué e nem o seu Deus sem rosto poderão te ajudar!", afirma, com raiva, o monarca. Em seguida, o rei se espanta ao ver que o sol não se põe, enquanto hebreus e cananeus lutam.
Mesmo refém, a filha de Yana (Luciana Braga), com quem ficou cara a cara sem saber do laço de sangue que os une, encara Adonizedeque. "Desista! Se acha que Josué vai abrir mão da vitória que Deus nos deu pela minha vida, está muito enganado", diz Aruna. Ao ficarem frente a frente, o líder hebreu e o de Jerusalém trocam ameaças e o vilão ameaça a mocinha de morte, que cai no choro. "Sua esposa está comigo, Josué! A vida dela está nas minhas mãos. E está por um fio!", diz o monarca. Nem assim, a filha de Quemuel (Raymundo de Souza) abre mão de sua fé: "Israel está em primeiro lugar! A missão que Deus lhe confiou é mais importante".
Vilão lança espada contra mulher de Josué
No conflito, Aruna tem a cabeça puxada pela frente por Adonizedeque, cai de joelhos diante do marido, em quem deu primeiro beijo em cena elogiada na web, e é ameaçada de ser golpeada com uma espada pelo vilão. Nesse momento, uma flecha atinge de raspão o rei. "O Soldado Mascarado - identidade secreta de sua mulher - ?", pergunta, confuso, Josué. O líder de Jerusalém não desiste de acertar a mocinha, mas ela é mais rápida e foge.
Adonizedeque lança sua espada para acertar Aruna pelas costas, porém Josué também dispara sua arma. A espada do líder hebreu acerta a do rei, impedindo a hebreia de ser atingida. O casal se abraça aliviado. "Graças a Deus! Você está salva!", festeja o filho de criação de Arão (Petronio Gontijo). "Estamos juntos de novo! Meu amor! Meu grande amor!", responde, feliz, a hebreia antes de beijar o marido.
Samara vai pedir perdão antes de morrer
Também na reta final da novela, Samara vai ser reencontrada por Zaqueu (Ricky Tavares) após passar mais de dez anos sumida. Fraca, desnutrida e com os cabelos despenteados, a vilã pede perdão ao arqueiro e também à irmã antes de morrer. Ela acaba tendo um funeral discreto a pedido de Léia (Beth Goulart).
(Por Guilherme Guidorizzi)