A esperada divisão das terras das doze tribos de Israel por Josué (Sidney Sampaio) está prevista para acontecer no capítulo 130 da novela "A Terra Prometida". As cenas devem ir ao ar apenas em janeiro, na reta final da trama bíblica da TV Record. Também em seu penúltimo mês, o folhetim vai mostrar Aruna (Thais Melchior) sendo salva da morte pelo marido após ser feita refém pelo rei de Jerusalém Adonizedeque (Mário Frias).
Na tenda de reuniões do acampamento, o líder de Israel está acompanho de líderes tribais, da mulher e de outros hebreus como Noemi (Nivea Stelmann) e Rune (Douglas Sampaio), paralítico depois que um cavalo o pisoteou. "Meus amigos, líderes e guerreiros de Israel. Reuni a todos porque Deus falou comigo novamente. Ele me incumbiu de dividir as terras de Canaã entre as tribos, menos a tribo de Levi, dos sacerdotes, que não terão terras como herança...", explica Josué. Em roteiro obtido pelo Purepeople, Eleazar interrompe o sucessor de Moisés (Guilherme Winter).
"Isso porque o Senhor, Deus de Israel já é nossa herança", aponta o Sumo Sacerdote. Na sequência, o marido de Aruna diz que os levitas vão viver no território da tribo de Efraim, onde também será montado o tabernáculo. "Deus também disse para separar as cidades de refúgio, que Ele mencionou a Moisés", acrescenta o líder. "Assim, aquele que matar alguma pessoa sem intenção, poderá se refugiar em uma dessas cidades", completa Calebe (Milhem Cortaz), que rejeitou casamento da filha com o filho de Acã (Kadu Moliterno).
Em seu discurso, Josué aponta que algumas tribos foram autorizadas para retornarem para o lado oposto do rio Jordão, levando tesouros como recompensa. "Podem partir com o meu agradecimento e de todo o povo hebreu", aponta o líder. "A divisão será justa! Todos terão boas terras em Canaã", finaliza o filho de criação de Arão (Petronio Gontijo).
Samara pede perdão antes de morrer
Ainda na reta final, a filha de Quemuel (Raymundo de Souza) e Léia (Beth Goulart) é encontrada por Zaqueu (Ricky Tavares) após passar anos longe do Gilgal. Desnutrida, Samara (Paloma Bernardi) se arrepende das maldades - como maltratar a irmã por parte de pai - e pede desculpas para o arqueiro, um pouco antes de morrer.
(Por Guilherme Guidorizzi)