Marta Silva faz aniversário nesta terça-feira, 19 de fevereiro! Natural de Dois Riachos, Alagoas, a jogadora, também conhecida como Rainha do Futebol, completa 33 anos e trilha uma carreira de sucesso. Seja por conta de seus recordes, títulos, talento, ou carisma, não só o Brasil, mas o mundo caiu nas graças de Marta e é uma das principais atrações da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2019, na França. Filha coruja de Teresa, a menina que saiu cedo de casa para ir atrás de seus sonhos é hoje Embaixadora da Boa Vontade, nomeada pela ONU e mostra todo o poder da mulher por aí. O Purepeople reúne apenas 10 motivos que mostram por que ela merece toda a admiração que tem pelo mundo. Vem ver!
O Brasil é destino certo de Marta durante as férias. A atleta, que atualmente joga pelo Orlando Pride, exibe com orgulho a paixão por sua terra natal. Além de defender a Seleção, ela é fã da música brasileira, reconhece e torce por outros talentos nacionais como ela, desde outras atletas como Jessica Andrade a celebs da internet como Carlinhos Maia. A alagoana é completamente apaixonada por seu estado. Em um post, na sua conta do Instagram, a craque escreveu: "Fim de tarde em Maceio, na terra mais linda do mundo e com pessoas fantásticas!". Várias de suas fotos têm a hashtag "Linda Alagoas".
"Marta Vieira da Silva é rápida, agressiva e decisiva em campo. Também é habilidosa, capaz de lances que deixariam Neymar coçando a cabeça e se perguntando como raios aquela bola que estava ali de repente foi parar lá. Marta tem os predicados do craque". Essas foram as palavras escritas em 2016 pela revista "Istoé", que destacava os talentos da atleta. No começo de 2018, a "ESPN The Magazine" revelou uma lista dos 20 esportistas mais dominantes do mundo nos últimos 20 anos e adivinha quem desbancou Cristiano Ronaldo e Messi e foi a única representante do Brasil? Isso mesmo! Marta. Ela ainda conquistou seis prêmios de melhor jogadora do mundo, sendo o último conquistado em 2018. Quem pode, pode!
Para quem não sabe, além de dar um show com a bola no pé, Marta Silva adora soltar a voz em vídeos nas suas redes sociais. E ela não só canta, como também toca instrumentos! Além de tocar violão e cavaquinho, ela arranha até algumas notinhas no piano. Quem acompanha a craque nas redes sociais, sabe bem! Marta mostra também não só seu talento musical, mas também em outras modalidades esportivas. A alagoana postou um vídeo que mostrou ter muita intimidade com o golfe e acertou diversas tacadas.
Na maioria dos casos, pessoas como Marta servem de inspiração para muitas pessoas. Mas quem será que inspira a melhor jogadora do mundo? A reposta é bem fácil: sua mãe, Tereza. "A principal personagem desta história toda de força de vontade, de perseverança de buscar sempre o melhor foi a minha mãe. Ela teve uma infância muito difícil, ela não chegou a conhecer nem a mãe dela. Depois de anos, ela conheceu meu pai, casou e não deu certo. Ela teve que se virar com quatro filhos, numa cidade muito pequena, no sertão de Alagoas, onde a dificuldade é 10 vezes mais por não ter tanta opção de trabalho. Mas a força de vontade dela, a perseverança, o esforço dela para criar os filhos com tanta dificuldade, foi o que me motivou a ir em busca de melhoras. Aí, eu vi no futebol, uma oportunidade para mudar de vida e de ajudar minha família, principalmente minha mãe que trabalhou toda a vida para nos sustentar. Então, ela foi o personagem assim de toda essa história". disse ela em entrevista à ONU News.
Marta foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade, pela ONU, em 2018. O trabalho da jogadora será voltado para apoiar o trabalho pela igualdade de gênero e empoderamento em todo o mundo, inspirando mulheres e meninas a desafiar estereótipos, superar barreiras e seguir seus sonhos e ambições, inclusive no esporte. A história da atleta, assim como a de muitas outras jogadoras de futebol, é cheia de bons exemplos de superação. Quando menina, ela sofreu muito preconceito dentro de sua cidade e até entre seus familiares. Uma vez quando, tinha 12 anos, o técnico do time rival ao de Marta ficou incomodado com sua habilidade e tentou tirar a roupa dela para ver se ela não era um menino. Tota, técnico de futebol e um dos primeiros incentivadores da atacante, contou que na época em que ela jogava futsal, num time masculino, ela foi motivo de chacota no primeiro torneio. Foi só a atleta driblar os adversários para a gozação parar. Mas mesmo assim, surpreendidos com seu talento, queriam que ela não pudesse ser inscrita nos torneios.
A história de Marta não é só um exemplo contra o preconceito de gênero. O pai de Marta abandonou a família quando ela ainda era bebê. Dona Tereza se desdobrou para cuidar de seus quatro filhos. Acordava às 5 da manhã para trabalhar na agricultura. Quando chovia, trabalhava na limpeza e servindo café na Prefeitura da cidade. O salário era muito pouco e a família chegou a passar fome. Marta via no futebol não só uma paixão, mas também uma forma de ajudar sua família. Com 14 anos, foi jogar no Vasco, no Rio de Janeiro, e contou com a ajuda de uma vaquinha organizada por amigos e parente para comprar a passagem. Sua vida mudou totalmente em 2004 quando foi contratada por um time sueco, Umeå IK, e foi lá que ela começou a trilhar todo o sucesso que vimos hoje.
Em suas redes sociais, a camisa 10 da Seleção Brasileira deixa uma coisa bem clara: mesmo com todo sucesso, Marta continua com os pés no chão. Em postagens em sua conta no Instagram, a rainha se mostra fã de novela ao recriar com suas colegas de Seleção a cena da luta de Jeiza (Paolla Oliveira), na novela "A Força do Querer". Quem não ama postar foto da época da infância no Dia das Criança pra bater aquela nostalgia? Marta mostrou que quando era mais nova, foi capa da "Country Magazine" e foi classificada como "um exemplo de criança feliz". Postar os lookinhos? A craque também ama. Seja para torcer pelo Brasil durante os eventos esportivos, ou suas produções para as premiações, no seu Instagram, ela mostra ser uma grande fã de chapéus, principalmente bonés. E se ela tem milhões de fãs, ela mostra que não tem vergonha de tietar. Papa Francisco, Gabriel Jesus, Claudia Leitte e Neymar são só alguns exemplos das inúmeras fotos que a filha de Tereza tem com famosos.
Além dos bonés, outra coisa que Marta coleciona são recordes. Além de ser a maior vencedora do prêmio de Melhor do mundo entre homens e mulheres, ela é a brasileira com mais prêmios: seis no total. Em termos de Copa do Mundo, Marta está empatada com Ronaldo como a maior artilheira da história da Seleção Brasileira em Copas, com 15 gols. Caso marque no Mundial de 2019, que segundo o presidente da FIFA, será o ano que mudará a forma como o futebol feminino é visto, a atleta tem a chance de ultrapassar o maior recordista, o alemão Miroslav Klose. Marta é também a maior artilheira a vestir a camisa da seleção. Ela roubou o posto de Pelé em 2015 e chegou a marca de 100 gols contra 95 do Rei do Futebol.
Completando 33 anos, Marta deve disputar suas quinta Copa do Mundo. Deve porque, nesta terça-feira, a jogadora deixou os fãs levemente tensos. Em post na sua conta do Instagram, a atleta fez um post e escreveu: "Comunico a todos uma decisão importante: este ano, vou me dedicar à minha família. Afinal, família vem sempre em primeiro lugar. Obrigada pelo apoio de sempre." O Orlando Pride, clube da jogadora, ficou sem entender e resolveu brincar com a situação falando que sabia que eles eram sua família. O técnico da Seleção Feminina, Vadão, afirmou ao site "Globo Esporte" que Marta segue escalada para o torneio "She Believes" e para o Mundial 2019: "Ela fala conosco todo dia. É jogadora de futebol e vai largar tudo? Nada. Em nenhum momento falou sobre isso conosco. Tem mostrado os treinamentos. Vai estar conosco no torneio nos Estados Unidos." Falando em Copa, Marta faz parte da Seleção Brasileira Feminina que foi vice-campeã. Além disso, ela ajudou o time a conquistar duas medalhas olímpicas de prata. Ao lado de outras jogadoras talentosas, Marta conquistou também o título da Copa América pela seleção.
O último, mas não menos importante, motivo para se encantar com Marta é toda sua paixão por animais. Em suas redes sociais, ela já postou diversas fotos andando a cavalo, promoveu um concurso que tinha como prêmio conhecer 4 PANDAS e exibe com muito orgulho foto de seu grande companheiro: Candinho, cachorrinho da camisa 10, ganha inúmeras declarações de amor e clicks pra lá de fofos. Muitos deles acompanhados da famosa mãe, vestindo blusas da Seleção e exibindo uma vasta coleção de bichos de pelúcia. Excesso de fofura! Como não amar esse dupla?
(Por Anna Beatrix)