A Globo realmente não está numa maré de sorte com a novela "Babilônia". Não bastasse as críticas que a emissora vem recebendo do público, que já promoveram mudanças na história como o corte na exibição dos beijos gays, agora até o próprio elenco reclama de aspectos ligados ao folhetim. Bruno Gagliasso, que interpreta o cafetão Murilo, foi até a conta do canal na rede social de fotos Instagram e criticou uma foto dele escolhida para divulgar a trama.
Na imagem, ele aparece sorrindo ao lado de um texto que não combina com a felicidade demonstrada. "Murilo descobriu um negócio chamado amor. E não faz ideia do que ainda vai sofrer por ele", relata a mensagem. "Essa foto é péssima", reclamou Bruno Gagliasso, provocando risos em outros internautas.
"Está mesmo", concordou um seguidor. "Realmente, Bruno. Não pegaram seu melhor ângulo", apoiou outra, demonstrando não ter entendido a preocupação do ator, não com sua foto em si, mas com a falta de entrosamento entre texto e imagem. Para efeito de comparação, outras montagens feitas com as fotos de Camila Pitanga, Gloria Pires e Adriana Esteves não mostram as atrizes sorrindo.
Personagem de Sophie Charlotte teve rumo alterado
Por causa das críticas recebidas, que vêm se refletindo na audiência, a Globo já fez ajustes em "Babilônia". Além de cortar a exibição dos beijos gays, a emissora também mudou a logo da novela, deixando-a mais clara. A cor da letra, que antes era vermelha, passou a ser branca. A mudança teria sido realizada para driblar uma campanha religiosa que tem sido feita contra o folhetim.
Nessa onda de transformações, Alice, personagem de Sophie Charlotte, teve seu rumo alterado na história. Ela viraria prostituta do casting de Murilo (Bruno Gagliasso), mas, com as reclamações, não será mais garota de programa. Em entrevista ao jornal "Extra", o autor Ricardo Linhares, que divide a autoria do folhetim com Gilberto Braga e João Ximenes Braga, explicou que mostrar aliciamento na TV é ilegal.
"O trabalho de prostituição pode ser mostrado, como no caso de Helô (Carla Salle). Ela não está sendo explorada, manipulada para fazer algo que não quer. Mas a ingenuidade de Alice estava sendo explorada por um aproveitador. Mostrar o aliciamento não é permitido no horário. A exploração é crime", explicou ele. Aliado às críticas do público, a Globo ainda enfrenta a novela "Os Dez Mandamentos", da Record, que vem alcançando bons índices de audiência e teve a melhor estreia em folhetins do canal desde 2010.