Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank são proprietários do Rancho da Montanha, uma casa de campo de 260 mil m² localizado em Membeca, no município de Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro. Com um projeto avaliado em R$ 3 milhões, o imóvel traz um paisagismo pensado para integrar as construções com o terreno e a vista. O trabalho foi realizado pela Landscape Jardins, escritório de arquitetura paisagística de Claudio Pedalino e Gabriela Setta.
"O Rancho da Montanha virou um verdadeiro refúgio da família, mas também apresenta um projeto de sustentabilidade e recuperação ambiental do terreno, que faz parte de uma antiga fazenda", explica Gabriela, arquiteta e urbanista.
O trabalho teve como prioridade a reintegração de árvores grandes e emblemáticas, o que levou a uma restauração do microclima da região. Na seleção de árvores, o foco foi na memória afetiva da família. Entre as escolhidas, estão as frutíferas, como jabuticabeira, cerejeira e oliveira, e as ornamentais, como Pau Mulato, Callistemon e Paineiras.
Paisagista, Claudio afirma que Bruno e Giovanna foram muito participativos em todo o processo. "Durante todo o processo, o Bruno e a Giovanna foram extremamente atenciosos e presentes. Eles nos orientaram com relação a cada detalhe que idealizavam para o Rancho. Também foi muito importante a parceria com o arquiteto Duda Porto, com quem tivemos diversas conversas enriquecedoras. No final, o projeto foi concretizado através de várias mentes e muitas mãos, mas manteve a sua unidade", relata.
Entre os principais triunfos do projeto, está a integração harmoniosa da casa com o entorno. "Conseguimos a conectividade entre os diferentes espaços através de caminhos e muretas de pedra natural, concebidos desde o princípio para se integrarem organicamente à paisagem", completa Claudio.
O Rancho da Montanha foi construído em um espaço que, antes, estava devastado. Um dos objetivos da família com o imóvel é plantar 100 mil novas árvores na região e, assim, retirar mais de 20 mil toneladas de carbono da atmosfera. O terreno também traz 170 placas solares para produção de energia limpa a ser utilizada no dia a dia.
Bruno e Giovanna firmaram uma parceria com o Ibama e o Instituto Vida Livre na construção do rancho. O espaço foi desenvolvido para permitir a soltura de animais silvestres. A família também construiu um viveiro para reabilitação de bichos resgatados da rua ou do tráfico.
Já a casa que abriga a família foi pensada para incorporar um estilo rústico contemporâneo. Os cômodos também contam com cortinas automáticas que acompanham o deslocamento do sol para preservar a temperatura ambiente. A propriedade ainda inclui academia privativa, churrasqueira e um sistema de reutilização de água.
O casal construiu uma casa com ambientes integrados e muito espaço para acomodar as visitas. A residência conta 6 quartos, 7 camas, 6 banheiros e abriga até 12 pessoas. Apesar de todo o conforto, Bruno e Giovanna ainda pensaram em um espaço para ter mais privacidade: a Casa do Lago. "Ela foi feita para ser um cantinho meu e da Giovanna curtirmos a dois, longe de tudo e todos, no meio da natureza, ao som dos pássaros", explicou o ator.