Na novela "Babilônia", Alice (Sophie Charlotte) não será mais prostituta de luxo. Enganada pelo cafetão Murilo (Bruno Gagliasso), a jovem iria fazer seu primeiro programa sem saber, mas, depois, por necessidade, aceitaria a vida de garota de programa. Em entrevista ao jornal "Extra", Ricardo Linhares, que divide a autoria do folhetim com Gilberto Braga e João Ximenes Braga, explicou o que motivou a mudança nos rumos da história.
Segundo ele, a baixa audiência atingida por "Babilônia" e a pressão feita por telespectadores e grupos religiosos não têm nada a ver com isso. "Está rolando muita especulação. Na verdade, a situação é bem simples, e eu não tenho nada para esconder", disse Linhares.
"A Classificação Indicativa do horário não permite a exploração da prostituição. Eu entendi as regras e sou cooperativo. Portanto, decidi adequar a trama ao que é possível exibir às 21h", completou ele.
'Mostrar o aliciamento não é permitido no horário'
Helô (Carla Salle), também de "Babilônia", e Bebel (Camila Pitanga), em "Paraíso Tropical", não causaram problemas porque elas não fizeram nada contra suas vontades. Elas foram para o mundo da prostituição por desejo próprio. Morena (Nanda Costa), em "Salve Jorge", acabou sendo enganada, como Alice (Sophie Charlotte), mas tinha o objetivo de denunciar o tráfico internacional de mulheres.
"O trabalho de prostituição pode ser mostrado, como no caso de Helô, Bebel e Morena. Helô não está sendo explorada, manipulada para fazer algo que não quer. Mas a ingenuidade de Alice estava sendo explorada por um aproveitador. Mostrar o aliciamento não é permitido no horário. A exploração é crime", explicou Linhares sobre a mudança.
'Ela nunca teve vocação para essa vida', diz autor
Na história inicial, ao descobrir que havia sido enganada por Murilo, Alice ficaria com tanta raiva que iria cuspir nele. Mas humilhada pela mãe por não ter emprego, ela aceitaria a vida de prostituta de luxo e ainda exigiria transar com Guto (Bruno Gissoni) antes do pai dele, Evandro (Cassio Gabus Mendes). "Ele é gostoso. É gato. Com ele, eu ficava até de graça", falaria a jovem, de forma ousada.
"Alice não vai mais ser garota de programa. Ela vai chegar a ficar dividida sobre o assunto, pois está sendo seduzida e manipulada por Murilo. Mas não vai cair na lábia dele e não vai para a cama com John (Marcos Rubio), Guto e nem Evandro", adiantou Linhares.
"A essência de Alice não mudou. Ela nunca teve vocação para essa vida, estava sendo empurrada. Agora, Alice dirá não", completou ele. Há quem aposte que ela vai virar a grande mocinha de "Babilônia", uma vez que a personagem Regina (Camila Pitanga) não teve uma grande aceitação do público.