Principal aposta da Record na dramaturgia para este ano, a novela "Os Dez Mandamentos" registrou 12,1 pontos de audiência na Grande São Paulo em seu primeiro capítulo, exibido nesta segunda-feira (23). O número registrado coloca o folhetim no posto de melhor estreia na emissora desde maio de 2010, com "Ribeirão do Tempo" (12,3).
As estreias anteriores obtiveram os seguintes números: "Vidas em Jogo" (2011) - 11 pontos / "Máscaras" (2012) - 11 pontos / "Balacobaco" (2012) - 8 pontos / "Dona Xepa" (2013) - 9 pontos / "Pecado Mortal" (2013) - 11 pontos / "Vitória" (2014) - 8 pontos. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios em São Paulo.
Novela terá quatro fases divididas em 150 capítulos
O primeiro capítulo de "Os Dez Mandamentos" mostrou o início da saga de Moisés, o protagonista da história. Dividida em quatro fases, ao longo de 150 capítulos, a trama mostrará toda a trajetória do líder hebreu até a chegada à Terra Prometida, passando pela fuga do Egito pelo Mar Vermelho e o encontro com Deus no Monte Sinai.
Samara Felippo interpreta Joquebede, mãe de Moisés, na primeira fase e, em entrevista ao Purepeople, surpreendeu ao contar que nunca tinha lido a Bíblia antes de fazer a novela. "Li agora umas passagens. Acho sua linguagem muito rebuscada e, para ser sincera, tenho preguiça", admitiu ela.
Efeitos especiais serão produzidos em Hollywood
O custo médio de cada capítulo é de R$ 700 mil e no complexo Recnov, no Rio de Janeiro, foram construídos 28 cenários e uma cidade cenográfica de sete mil metros quadrados. Cenas marcantes como a abertura do Mar Vermelho e as pragas que vão assolar o Egito serão produzidas por um estúdio em Hollywood responsável pelos efeitos especiais de séries como "Spartacus" e "The Walking Dead".
A caracterização dos personagens também chamam a atenção. Na segunda fase, por exemplo, Vera Zimmmermann aparecerá careca. Camila Rodrigues, que interpretará a egípcia Nefertari, preferiu raspar o cabelo de verdade. Já a atriz Juliana Didone fará suas cenas de peruca curtinha. "Por mim, eu teria cortado", contou ela.