Com mais de 30 anos de carreira, a jornalista mineira Beatriz Thielmann morreu no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na tarde deste domingo (29), de insuficiência respiratória. A jornalista da TV Globo lutava contra um câncer no peritônio - membrana que cobre alguns órgãos do corpo como estômago e bexiga -, e estava internada desde janeiro. Mãe de dois filhos, o corpo de Beatriz será levado para o Rio de Janeiro nos próximos dias e cremado.
Antes de optar pelo jornalismo, Beatriz chegou a cursar direito, mas desistiu das aulas depois de dois anos. No final de 1982, entrou para o estágio na Globo onde acumulou funções no jornal impresso e na TV, onde atuou no "Bom Dia Brasil", "Jornal da Globo", "Jornal Nacional", "Globo Repórter" e "GloboNews". Em 1987, ela se tornou a primeira repórter de televisão a entrevistar o comunista Fidel Castro.
A morte de Beatriz Thielmann foi lamentada por outros profissionais no Twitter. O repórter Tino Marcos, que anunciou seu afastamento da cobertura dos jogos da Seleção Brasileira, enalteceu a carreira da colega. "Bia, companheira de tantos anos. Repórter de primeiro time e querida na redação". A apresentadora do "RJ-TV", Mariana Gross, que está grávida do primeiro filho, Antonio, postou uma foto da jornalista no microblog. "Chocada com a morte da querida Beatriz Thielmann. Essa era incrível de verdade. Grande profissional e boa amiga".
Mortes de outros veteranos chocaram famosos
A morte de Beatriz Thielmann soma-se a de outros três famosos em março. Na primeira semana do mês, a música brasileira deu adeus a dois importantes representantes: o cantor José Rico, no dia 3, que fazia dupla com Milionário, e Inezita Barroso, no dia 9, considerada a grande dama da música sertaneja.
Na TV, o público deu adeus ao ator Cláudio Marzo, que morreu no dia 22 de março devido a complicações pneumológicas. O corpo do veterano foi cremado no cemitério Memorial do Carmo e reuniu amigos e parentes como suas duas ex-mulheres, Betty Faria e Xuxa Lopes. Já no dia 26, o Brasil deu adeus ao humorista Jorge Loredo, conhecido pelo personagem Zé Bonitinho. Longe da TV há três anos, ele foi homenageado por Fátima Bernardes e Marcos Veras no palco do "Encontro".