O corpo do ator Emiliano Queiroz foi velado neste sábado, 5, no Rio de Janeiro. O artista faleceu aos 88 anos em decorrência de uma parada cardíaca na última sexta, 4.
Amigos e familiares estiveram presentes na despedida, mas quem chamou a atenção foi a companheira do ator, que pouco aparecia na mídia. Aos 77 anos, a atriz e advogada Maria Letícia foi companheira de Emiliano por 51 anos. Juntos, o casal criou 14 filhos, e ainda tiveram 8 netos e 3 bisnetos.
Em vida, o veterano detalhou o encontro com sua esposa no livro Emiliano Queiroz - Na Sobremesa da Vida. "Quando estava com 'Navalha' em Salvador, Olga, a adorável bilheteira do Teatro Vila Velha, fez questão de botar cartas para mim, ler meu futuro no baralho. No meio de uma porção de coisas que eu já esqueci, apareceu uma carta com a figura de uma garotinha de franja vestida de colegial. 'É sua futura mulher'. Achei engraçada a afirmação de Olga. Era 1968. Em 1972, quando conheci Letícia, ela fazia aulas com Klaus Vianna e estava ligada ao pessoal de 'Hoje é dia de rock'. Ela tinha a mesma carinha de criança do baralho com franja, mas sem o uniforme de colegial", disse ele.
"Aos vinte e quatro anos, era advogada, dava aula de Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi uma atração imediata, fiquei encantado com ela. Na época, minha popularidade estava em alta e os fotógrafos seguiam a gente pela noite. Foi dando o que falar, e, em pouco tempo, casamos em Brasília, na fazenda dos seus pais, o ministro Gonçalves de Oliveira e Maria das Mercês, minha querida tia Noquinha. Era 28 de fevereiro de 1973. Lúcia Alves e José Augusto Branco foram meus padrinhos", completou o ator.
No mesmo registro, Maria Letícia fez um breve comentário sobre o marido. "Quando Emiliano me levou para conhecer sua mãe, Donana me falou com seu humor cearense: 'Já tinha apelado a Santo Antônio para Emiliano encontrar uma moça boa e que gostasse dele para casar, como você'. Disse a ela que eu também andei rezando para o santo, de modo que não chegava a ser um milagre de Santo Antônio, que só fez juntar os pedidos", afirmou.
Emiliano Queiroz fez dezenas de trabalhos, na TV, teatro e cinema. Atualmente, Emiliano pode ser visto na nova reprise de "Alma Gêmea" (2005), onde viveu o Nardo, tio de Mirna (Fernanda Souza) e Crispim (Emilio Orciollo Netto).