Biografia
Tino Marcos Batista Fernandes, conhecido pelo público apenas pelo nome, Tino Marcos, é um jornalista esportivo nascido em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, que atua como repórter da TV Globo desde maio de 1986, quando foi contratado pela emissora.
Cobriu a Copa do Mundo dos EUA, em 1994, quando a Seleção Brasileira foi tetracampeã mundial. Na época, a Globo queria ter um repórter em campo, porém a Fifa (Federação Internacional de Futebol) não permitia. Tino conseguiu entrar como auxiliar de câmera e pulou as placas de publicidade ao final do jogo, driblando vários seguranças e chegando ao gramado do estádio Rose Bowl, em Los Angeles. Ele chegou a entrevistar os jogadores ao vivo e acabou sendo levado pelos seguranças em seguida.
Iniciou na carreira esportiva depois de concluir o curso de comunicação social, nos jornais cariocas "O Dia" e no "Jornal dos Sports". Filho do comerciante de móveis Faustino Ruiz Fernandes e da esteticista e professora aposentada Maria Aparecida Ruiz Fernandes, sempre demonstrou interesse pela escrita e pela área, já que costumava frequentar os jogos no Maracanã, acompanhava aos programas esportivos de rádio e TV e lia tudo sobre o assunto nos jornais.
Fez um estágio na TV Globo em 1985, quando começou a trabalhar diante das câmeras, algo que não cogitava por causa de sua timidez. Depois de um ano, foi contratado pela emissora para integrar a equipe do jornalismo esportivo. Sua primeira grande cobertura foi durante a Copa do Mundo na Itália, em 1990.
Tino Marcos foi o jornalista que mais tempo esteve ao lado da Seleção Brasileira, produzindo reportagens para todos os programas jornalísticos da Globo. Ao longo da carreira, o jornalista acompanhou Olimpíadas, Copas do Mundo, edições da Copa América, Copas das Confederações e inúmeros eventos esportivos, como os Jogos Pan-Americanos.
Em 2007, assumiu o cargo de editor-chefe e apresentador do "Globo Esporte", ao lado de Glenda Kozlowski, entrevistou grandes ídolos do esporte, como Maradona, Zico, Kaká e Di Stéfano. Após 15 meses, voltou à reportagem, integrando o núcleo da Seleção, ao lado do jornalista João Ramalho, produzindo séries sobre a vida dos craques para o "Jornal Nacional", além da cobertura esportiva.
Tino Marcos é casado desde 1988 com uma prima de primeiro grau, Virgínia, com quem tem duas filhas: Laura e Pilar.