A tão aguardada cena da abertura do Mar Vermelho na novela "Os Dez Mandamentos" fez a trama bíblica da Record bater novo recorde de audiência, tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro. Em seu horário de exibição, das 20h35 Às 21h56, o folhetim ficou em primeiro lugar, repetindo o que havia ocorrido quando a 10ª praga enviada por Deus matou os primogênitos dos egípcios.
Em São Paulo, a novela marcou 28 pontos de média com pico de 31 contra 21 da Globo, que exibia o "Jornal Nacional" e "A Regra do Jogo". Contra o telejornal, "Os Dez Mandamentos", a novela de Vivian de Oliveira marcou 27 pontos contra 20.5. Já diante da trama de João Emanuel Carneiro, a história da Record somou 30 ante 21.5.
No Rio, a audiência da emissora paulista foi a mais alta nos últimos 15 anos. A novela somou 32 pontos com 36 de pico contra 20 da Globo e 6 do SBT (que exibia "Cúmplices de um Resgate" e a reprise de "Carrossel"). Na sequência, os hebreus conseguem fugir do exército de Ramsés (Sérgio Marone) depois que Moisés (Guilherme Winter) divide as águas daquele mar em duas colunas. Em conversa com o Purepeople, o diretor geral Alexandre Avancini tinha previsto um recorde com a exibição das cenas.
Novela terá segunda temporada, em 2016
O sucesso de "Os Dez Mandamentos" fez a Record rever seus planos. "Escrava Mãe", antes cotada para substituir a trama, foi adiada para 2016 e será exibida em um segundo horário dedicado à dramaturgia. Assim, as reprises das minisséries "Rei Davi" e "José do Egito" ocuparão a faixa das oito e meia da noite.
Antes de "A Terra Prometida", a emissora vai exibir uma segunda temporada da atual novela, com 60 capítulos. A próxima história bíblica terá em seu elenco nomes como Paloma Bernardi, interpretando uma vilã.
(Por Guilherme Guidorizzi)