Agatha (Eliane Giardini) está de volta em "Terra e Paixão". Em breve, a mãe de Caio (Cauã Reymond) e Jonatas (Paulo Lessa) retornará para Nova Primavera, após passar 20 anos presa injustamente. A ex-esposa de Antônio (Tony Ramos) terá uma conversa sincera com o protagonista no folhetim da faixa das 9 da Globo e explicará os motivos para abandonar as crianças e forjar sua própria morte, deixando o agrônomo chocado.
Quando Agatha retornar à sua cidade natal, Caio se recusará a conversar com ela. Chateado com o fato de ter sido abandonado, o protagonista se nega a ouvir o que sua mãe tem a dizer. Mas, graças a ajuda de Angelina (Inez Viana), ele finalmente aceita escutar suas justificativas.
Ela, então, tenta explicar que precisou ir embora para salvar a própria pele, mas o filho de Antônio não compra a desculpa logo de cara. "Uma mãe não abandona um filho que acabou de nascer, não finge que morreu e fica esses anos todos sumida. Vocês estão mentindo. Você não é minha mãe coisa nenhuma!", explode.
A personagem de Eliane Giardini rebate: "Você deve saber que o seu pai pode ser violento. Ele sempre mandou matar quem contraria suas vontades. E o Antônio queria me matar! Ele estava só esperando eu colocar você no mundo para acabar com a minha vida!".
Questionando os motivos pelos quais seu pai iria querer acabar com a vida da moça, Agatha solta o verbo, deixando Caio chocado: "Ciúmes! Os ciúmes dele eram tão grandes que começou até a dizer que ia me matar. Por isso, eu forjei a minha própria morte! E fugi para não morrer! Você compreende, Caio?".
Emocionada, ela implora para Caio acreditar no que ela diz e a perdoar: "Era um caso de vida ou morte! Mas eu não queria! Eu não queria deixar o meu filho, o meu filhinho! Você, Caio! Meu filho amado! Acredita em mim. Você é meu filho!".