"Terra e Paixão" terá uma grande reviravolta com o retorno da mãe de Caio (Cauã Reymond), Agatha (Eliane Giardini), nos próximos capítulos da novela das 9 da Globo. A antiga esposa de Antônio (Tony Ramos) dará as caras na Nova Primavera, na tentativa de retomar o contato com os filhos. Mas, ela terá que se esforçar para conseguir o perdão deles, o que a leva a contar o verdadeiro motivo para ter fingido sua morte e ter sido presa por 20 anos.
Depois de mandar a mãe embora por se sentir rejeitado pela mesma, Caio, graças à ajuda de Angelina (Inez Viana), aceitará escutar o que ela quer falar para ele sobre o seu desaparecimento por tanto tempo. A personagem de Eliane Giardini dirá ao rapaz que forjou sua morte para conseguir fugir do pai de Caio, já que ele era muito ciumento e acabou ficando bem agressivo com ela ao longo dos anos. Temendo pela própria vida, ao acreditar que o produtor rural poderia matá-la, ela fingiu ter morrido. Mas, o seu plano era voltar para a cidade e buscar seu filho recém-nascido.
Contando a história, Agatha se emociona e começa a chorar, afirmando ter dado tudo errado e confessando que um homem chegou a morrer, de forma acidental, no meio disso tudo, o que fez com que ela fosse culpada pelo crime. Mesmo sem revelar a identidade da vítima, é provável que ela esteja se referindo ao doutor Evandro (Rafael Cardoso), o amente que fez o parto do seu bebê.
Após compartilhar seu relato comovente, Agatha diz para o filho que Angelina só soube da verdade mais tarde, e a doméstica cuidou de Caio a pedido da mãe. A empregada ainda mandava fotos e cartas falando sobre o menino, mas não pôde contar o segredo para ninguém, pois foi o que a mulher de Antônio havia pedido.
Tudo isso faz Caio ficar bastante sensibilizado, fazendo-o prometer que irá ajudar sua mãe a refazer a vida e a protegerá do seu pai.