"Terra e Paixão" pegará fogo com a volta de Agatha (Eliane Giardini). O retorno da mãe de Caio (Cauã Reymond) do mundo dos mortos deixará o filho de queixo caído e causará uma verdadeira confusão no casamento de Antônio (Tony Ramos) e Irene (Gloria Pires). Na verdade, a suposta falecida poderá fazer como Ariana Grande e ser o pivô do fim do relacionamento, após o fazendeiro revelar seu amor pela antiga esposa.
De acordo com informações do Resumo das Novelas, divulgadas na última quinta-feira (03), o autor do folhetim da faixa das 9 da Globo, Walcyr Carrasco, estaria pensando em colocar o personagem de Tony Ramos para reatar com a morta-viva, após seu casamento com a mãe de Petra (Débora Ozório) ser invalidado, já que a sua mulher não morreu, de fato, como ele havia pensado.
Essa situação deixará Irene extremamente irritada e ela logo começará a bolar planos para acabar com a sua rival. Mas, uma outra reviravolta contribuirá para desestabiliza-la de vez.
Acontece que, após Agatha exercer sua influência no fazendeiro para ajudar o filho, tentando reconquistar o rapaz após ser rejeitada por ele e Jonatas (Paulo Lessa), Antônio tomará uma decisão a respeito do seu sucessor. E, para a surpresa de poucos, ele dirá que Caio é o escolhido para ser o seu legítimo herdeiro, acabando com todos os planos de Irene para colocar as mãos no império do produtor rural.