O sofrido casamento de Iolanda (Carolina Dieckmann) com Ernest (José de Abreu) está perto de acabar em "Joia Rara". Depois que perder o filho que espera de Mundo (Domingos Montagner) e ver o ex ser eleito deputado federal - apesar das falcatruas do vilão, a filha de Venceslau (Reginaldo Faria) decide abandonar o marido e deixa a mansão Hauser para voltar a morar no cortiço. As cenas vão ao ar a partir de 30 de novembro de 2013.
Iolanda foi obrigada a se casar com Ernest por causa de uma dívida de jogo de seu pai, que a apostou numa mesa de jogatina. Com seu grande amor preso por ser comunista, a loira passou mais de dez anos sendo a mulher do milionário e terrivelmente infeliz. Quando Mundo foi libertado, os dois se renderam à paixão e passaram a se encontrar às escondidas, mas como a moça não teve coragem de abandonar o marido, o líder da causa operária desistiu dela e passou a namorar Dália (Tania Khalill).
Só que, depois que perde o bebê que esperava do ex-noivo, Iolanda se volta contra Ernest e, ao reencontrar Mundo os dois quase se beijam, porém são interrompidos por Dália, que a manda se afastar de seu namorado para sempre. Contudo, o irmão de Amélia (Bianca Bin) se elege deputado federal e todos comemoram. Ernest se enfurece e garante a Manfred (Carmo Dalla Vecchia) que vai tentar provar que houve fraude na votação. O que ele nem imagina é que outra derrota está por vir: Iolanda sai de casa e volta para o cortiço.