Se o casamento é o momento mais feliz da vida de muitas mulheres, para Iolanda (Carolina Dieckmann) será justamente o oposto em "Joia Rara". Como quem segue para a execução, a noiva desce as escadarias da mansão Hauser e anda em direção a Ernest (José de Abreu), que a ganhou de seu pai em uma mesa de jogo. A cena vai ao ar no capítulo desta terça-feira, 1º de outubro, na novela das seis da Globo.
A vida não tem sido fácil para Iolanda. Logo depois de ver Mundo (Domingos Montagner), seu grande amor, ir parar na cadeia, preso como comunista, descobre que o pai perdeu a casa onde mora no jogo, está afundado em dívidas e chegou a apostar a própria filha com o poderoso dono da fundição e joalheria Hauser. Revoltada, num primeiro momento ela enfrenta o ex-patrão e afirma que nunca será sua mulher. Porém, após ver que Venceslau (Reginaldo Faria) foi agredido por agiotas, acaba concordando em se casar, para salvar o pai.
Com um vestido de cetim e renda, inspirado na duquesa de Windsor, Iolanda se casa contra a sua vontade em uma cerimônia simples e elegante, para poucos convidados. Um juiz de paz celebra o acordo nupcial dos noivos na presença Venceslau - completamente envergonhado e cabisbaixo -, Franz (Bruno Gagliasso), Hilda (Luiza Valdetaro), Viktor (Rafael Cardoso), Silvia (Nathalia Dill) e Manfred (Carmo Dalla Vecchia).
É com lágrimas nos olhos que a loira diz "sim" durante a cerimônia, e ainda recebe o beijo de Ernest. Depois do brinde o noivo lhe dá um valiosíssimo colar, prudzido em sua própria joalheria. E após o casamento, o casal parte em lua de mel para Paris. Mas quem fica furiosa é Gertrude (Ana Lúcia Torre), ex-amante de Ernest, com quem teve Manfred. Cheia de ciúmes, a governanta cai aos prantos.