Mundo (Domingos Montagner) e Iolanda (Carolina Dieckmann) vivem uma das histórias de amor mais bonitas de "Joia Rara", mas desde que o operário foi preso e a ex-secretária teve que se casar com Ernest (José de Abreu ) os dois tiveram que se separar. E no capítulo que vai ao ar em 21 de outubro a loira terá uma grande decepção ao ver o ex-namorado beijando Dália (Tania Khalill).
A vida de Iolanda nunca foi fácil e vai ficar ainda pior quando vir que está perdendo de vez o seu grande amor. Por causa do vício de jogo de Venceslau (Reginaldo Faria), ela foi obrigada a aceitar a oferta de casamento do dono da Fundição Hauser, enquanto que Mundo estava preso como comunista, sem previsão de ser libertado.
Porém, quando a guerra acabou todos os operários que haviam sido presos por comunismo ganharam sua liberdade de volta, e dez anos depois Iolanda e Mundo se reencontraram. Mesmo casada, a moça não resistiu a paixão e teve alguns furtivos encontros amorosos com Mundo, que passou a pressioná-la para que ela se separe o marido e volte a viver com ele.
Só que a senhora Hauser se sente obrigada a manter o casamento por causa do pai, que continua contraindo dívidas de jogo, o que deixa o amante decepcionado. Decidido a partir para outra, Mundo beija Dália e a pede em namoro. A corista do Cabaré Pacheco Leão aceita o pedido e novo casal começa a namorar, para tristeza de Iolanda.