Biografia
- Nascimento : 24 de maio de 1944
- Idade : 80 anos
- Signo : Gêmeos
- País : Brasil
José Pereira de Abreu Júnior, que tem como nome artístico José de Abreu, nasceu em Santa Rita do Passa Quatro, município de São Paulo, em 24 de maio de 1944. Perdeu o pai quando tinha apenas 9 anos de idade. Com a mãe e as duas irmãs, passaram necessidade e, cinco anos depois, se mudaram para a capital do estado. Lá transformaram a casa em uma pensão para estabilizar a situação financeira da família. Trabalhou como policial, no setor de entorpecentes da polícia.
Fez Direito na PUC-SP em 1967, faculdade que não chegou a terminar, onde conheceu José Dirceu, na época, presidente do centro acadêmico. No ambiente acadêmico, conheceu o teatro, onde trabalhou como produtor. Ao substituir um colega em um ensaio, percebeu que levava jeito para a interpretação.
José de Abreu ficou preso durante 2 meses em 1968 no congresso da UNE. Foi vendedor de máquinas de escrever, funcionário da IBM, dono de livraria e autoexilado na Europa. Voltou ao Brasil no fim da década de 70 e retornou aos estudos e trabalhos como ator.
Em sua carreira, atuou em quase 50 projetos, entre eles novelas e várias minisséries. Além de trabalhar em TV, teatro e cinema, José de Abreu também se destaca ainda como produtor teatral. Em 16 de setembro de 2013 estreou como o vilão Ernest Hauser, de "Joia Rara", novela das seis escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid. Seus últimos trabalhos foram em "Avenida Brasil", em 2012, como o vilão Nilo, e em "Insensato Coração", em 2011, como Milton Castellani.