Biografia
- Nascimento : 11 de junho de 1937
- Idade : 87 anos
- Signo : Gêmeos
- País : Brasil
Reginaldo Figueira de Faria, conhecido como Reginaldo Faria, nasceu em 11 de junho de 1937 em Nova Friburgo, região Serrana do Rio de Janeiro. Filho de açougueiro, estudava violão enquanto sonhava ser ator. O irmão Roberto Farias tornou-se cineasta na Atlântida, e quando teve a oportunidade de dirigir o seu primeiro filme, "Rico Ri à Toa", em 1957, convidou o irmão para ser assistente de câmera e, logo após, no segundo longa, ele apareceu como ator.
Atuou em mais sete filmes do irmão, destacando-se "O Assalto ao Trem Pagador", em 1962. Também trabalhou para diretores como Sylvio Back, Hector Babenco e Sandra Werneck e Walter Carvalho. Reginaldo Faria também dirigiu nove longas-metragens, entre eles "O Carteiro", lançado no Festival de Gramado de 2011.
Sua estreia nas telinhas foi em 1965, na TV Globo, em "Ilusões Perdidas", primeira novela da emissora, escrita por Enia Petri. Um dos seus primeiros personagens de grande sucesso na TV foi o Nélson Fragonard, em "Água Viva", de 1980, de Gilberto Braga.
Daí em diante, fez "Baila Comigo", de Manoel Carlos, "Elas por Elas", de Cassiano Gabus Mendes, "Louco Amor", de Gilberto Braga, "Transas e Caretas", de Lauro César Muniz, e a primeira versão de "Ti-Ti-Ti", de 1985. Nesta última, interpretou o estilista André Spina/Jacques Léclair, formando com Luis Gustavo uma dupla memorável.
Após uma temporada fora da Rede Globo, voltou em "Vale Tudo", em 1988, mais um sucesso de Gilberto Braga. Também foi o Ascânio de "Tieta", o industrial Henrique Ribeiro da minissérie "Boca do Lixo", de Silvio de Abreu, e o Jonas de "Vamp", de Antonio Calmon. Em 2002, foi reconhecido pelo grande trabalho em "O Clone", de Gloria Perez, interpretando Leônidas Ferraz.
Nos anos 2000, também integrou o elenco de grandes sucessos no horário das 20h, como "O Clone" e "América", de Gloria Perez, "Celebridade" e "Paraíso Tropical", de Gilberto Braga e Ricardo Linhares. Em 2009, participou da segunda versão de "Paraíso".
Em 2011, participou na novela "Cordel Encantado", de Thelma Guedes e Duca Rachid. No ano seguinte, foi Augusto, pai de Rodrigo, interpretado por Gabriel Braga Nunes, em "Amor Eterno Amor".
Reginaldo Faria atuou na novela "Joia Rara",também da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid, em 2013. No ano seguinte, faz uma participação na primeira fase da novela "Império", no papel de Sebastião.
O artista é pai dos atores Marcelo Faria e Carlos André Faria, e de Régis Faria, que optou pela carreira de diretor. Os três filhos são frutos do casamento de Reginaldo Faria com a ex-mulher, a psicanalista Katia Achcar.