Por mais que Ernest Hauser (José de Abreu) tente, não consegue acabar com a carreira nem com a vida de Mundo (Domingos Montagner), em "Joia Rara". Depois de ter sobrevivido a um atentado, o líder da causa operária vai se eleger deputado federal no capítulo que vai ao ar em 30 de novembro, mesmo tendo sido vítima de outra das armações do vilão.
Sempre mancomunado com Manfred (Carmo Dalla Vecchia), Ernest contrata Rosa (Karine Carvalho), uma das lavadeiras do cortiço, para fazer um escândalo num comício de Mundo, esbravejando aos quatro cantos que tem uma filha com ele, tudo para manchar sua reputação e fazê-lo perder a eleição. Só que o empresário não imaginava que seu próprio filho fosse pedir ajuda a Iolanda (Carolina Dieckmann) para investigar o acontecido e que os dois vão descobrir que tudo não passou de um plano seu.
Quando descobre o paradeiro de Rosa - através da ex-namorada -, Mundo exige que a moça desminta a calúnia publicamente e consegue fazer com que ela fale com um jornalista antes de Manfred tirá-la da cidade. A dupla de vilões manda os capangas atrás deste repórter, para impedi-lo de publicar a matéria, mas é em vão, porque Franz (Bruno Gagliasso) o ajuda e a notícia é divulgada no jornal, no dia seguinte.
Com isso, Mundo é eleito deputado federal e comemora com os amigos do cortiço e do Cabaré Pacheco Leão a vitória nas urnas, para desgosto de Ernest.