Depois de sua morte forjada e passar seis meses em Minas Gerais trabalhando como garimpeiro, José Alfredo (Alexandre Nero) retornará ao Rio, na novela "Império". Mas ele não voltará imediatamente para sua mansão. Esperando o momento certo para aparecer novamente, o Comendador vai ficar escondido em um quartinho localizado no bar de Manoel (Jackson Antunes), em Santa Teresa, e, nesse período, será flagrado por Cora (Marjorie Estiano).
A descoberta acontecerá na noite de Réveillon e, por isso, Zé Alfredo - conhecido como o "homem de preto" - vai estar com roupas brancas dos pés à cabeça. Graças a essa particularidade, Cora ficará confusa. "Essa será a única vez na novela em que o Comendador usará essa cor", contou o autor Aguinaldo Silva em entrevista à colunista Regina Rito, do jornal "O Dia".
"José Alfredo vai até a Cora e diz que não é ele, mas só uma aparição. Nisso, Manoel solta umas bombinhas atrás dela, que se assusta e vira. Quando volta a olhar para José Alfredo, ele já desapareceu. Mesmo assim, Cora irá procurar Maria Marta (Lilia Cabral) para contar o que aconteceu", completou o novelista.
Reencontro emocionante entre pai e filha
No quartinho escondido, além de Manoel, Zé Alfredo só terá contato com Josué (Roberto Birindelli), Antoninho (Roberto Bonfim) e Cristina (Leandra Leal). O reencontro com a filha, inclusive, previsto para ir ao ar dia 26 de dezembro, promete ser emocionate. Ao ficarem frente à frente, eles se manterão mudos e depois vão se abraçar. "Minha filha", dirá o Comendador. "Meu pai", responderá a herdeira, às lágrimas.
No encontro, Cristina vai atualizar o pai com as últimas notícias, entre elas, o nascimento dos filhos de Lucas (Daniel Rocha) e Du (Josie Pessoa). "O senhor agora é avô. Um casal", contará a loira. "Ganhei mais uma filha e agora dois netos. Eu não mereço", comentará o Comendador, emocionado. "Fico morto de pena de não poder conhecer esses bacurizinhos", vai completar ele. "Eu queria era botar no colo, embalar, beijar, dar um cheiro. Quer coisa mais gostosa do que cheiro de bebê?".
Retorno ao Rio com muitas novidades
Zé Alfredo chegará ao Rio de ônibus, vindo do garimpo de Minas Gerais, e será recepcionado por Josué, seu fiel escudeiro. No carro, ele também vai atualizar o chefe com as últimas notícias. Entre elas,o fato de que a Império atravessa uma grave crise financeira por conta das irregularidades na empresa confessadas por José Pedro (Caio Blat) e gravadas pela mulher dele , Danielle (Maria Ribeiro). A joalheria só escapará da falência graças à ajuda de Maurílio (Carmo Dalla Vecchia).
Antes de seguir para o quartinho escondido em Santa Teresa, o Comendador vai pedir para passar em frente ao prédio de Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa), sua grande paixão. O empresário ficará parado olhando para sua janela e será visto pelo porteiro, que correrá para chamar a ruiva. Mas, com a demora, ela acabará não localizando o ex-marido e achará que Batista enlouqueceu.
Para os que torcem pela reconciliação do casal "Alfredisis", uma boa notícia: Aguinaldo Silva já anunciou que eles vão reatar o casamento no Réveillon. Pelo jeito, as festas de fim de ano em "Império" serão repletas de grandes emoções.