Com a falsa morte do Comendador José Alfredo (Alexandre Nero) na novela "Império", haverá uma passagem de seis meses na trama das 21h da TV Globo. Durante esse tempo, o empresário vai trabalhar como garimpeiro e voltará ao Rio de Janeiro de ônibus, no capítulo 136, que vai ao ar no dia 25 de dezembro. As informações são da colunista Patrícia Kogut, do jornal "O Globo".
Zé Alfredo pedirá para seu fiel escudeiro, Josué (Roberto Birindelli), levá-lo até Maria Isis (Marina Ruy Barbosa). Antes de forjar a própria morte, ele chegou a pedir perdão a sua "sweet child" por ter acreditado nas mentiras inventadas por Magnólia (Zezé Polessa), mas a ruiva não aceitou reatar com o Comendador. Primeiro, José Alfredo vai até o restaurante de Vicente (Rafael Cardoso), onde a jovem trabalha, mas não a encontrará. Josué deduzirá que ela está de folga por causa do Natal, e eles irão até o prédio onde ela mora.
O empresário ficará parado olhando para sua janela e será visto pelo porteiro, que correrá para chamar Isis. Mas, com a demora, ela acabará não localizando o ex-marido e achará que Batista enlouqueceu. José Alfredo ficará aliviado por não ser visto por ela. "Foi bom ela não ter me visto, eu realmente não ia resistir, ia me ajoelhar aos pés dela e pedir perdão mil vezes e, se ela me perdoasse, ia querer ficar com ela! Mas, neste momento, não tenho tempo para isso. Preciso voltar a ser quem eu era", vai dizer o Comendador.
Empresa passa por crise financeira na ausência de José Alfredo
Ainda no carro, Josué atualizará Zé Alfredo das últimas da família Medeiros. O empresário ficará sabendo que a Império atravessa uma grave crise financeira por conta das irregularidades na empresa confessadas por José Pedro (Caio Blat) e gravadas pela mulher dele, Danielle (Maria Ribeiro). Devido aos problemas, Maria Marta (Lilia Cabral) precisou se desfazer de joias e da casa em Petrópolis. O capanga também contará que Zé Pedro responde por crimes de contrabando, branqueamento de capitais e lavagem de dinheiro.
"E quanto às multas pelas irregularidades que os fiscais encontraram na empresa?", perguntará o Comendador. "Foi milionária, mas acabou sendo parcelada", explicará Josué. "Ou seja, quando eu fizer o dinheiro da empresa reaparecer, estaremos bem de novo. E sem nenhum rabo preso. Viu como é bom morrer de vez em quando, Josué? A gente volta revigorado, e tudo muda para melhor", vai dizer ele que, antes de "morrer", deixou uma parte de seu diamante rosa com cada filho.
Comendador fica escondido em quartinho em Santa Teresa
Depois de passar por Copacabana para ver Isis, ele vai para Santa Teresa, onde encontrará Manoel (Jackson Antunes) e Antoninho (Roberto Bonfim), seus aliados na falsa morte. Cristina (Leandra Leal), que também estava a par do plano no pai, aparecerá no bar e todos se emocionarão.
A jovem contará que os irmãos finalmente pararam de brigar e se uniram para salvar a empresa, deixando o Comendador orgulhoso. Ele prometerá avisar com antecedência sobre sua volta oficial à Império, mas se manterá escondido em um quartinho no bar do amigo, onde será informado frequentemente sobre todos os rumos da família Medeiros.