Biografia
- Nascimento : 7 de junho de 1944, Carpina - Pernambuco
- Idade : 80 anos
- Signo : Gêmeos
- País : Brasil
Possuindo a "marca" de único autor de novelas da Globo que só escreveu obras para o horário nobre, o dramaturgo, jornalista e escritor Aguinaldo Silva estreou na emissora em 1979 como um dos autores do seriado "Plantão de Polícia". Com o sucesso do seriado, ele escreveu alguns episódios de "Malu Mulher".
Em 1982, lançou o formato minissérie para a TV brasileira escrevendo "Lampião e Maria Bonita", recebendo o Troféu APCA por este trabalho. No ano seguinte, desenvolveu ainda mais duas minisséries - "Bandidos da Falange" (1983) e "Padre Cícero" (1984) - e mais uma solo - a adaptação de "Tenda dos Milagres", de Jorge Amado (1985).
Em 1984, ao lado da também estreante Gloria Perez, escreveu a primeira novela de sua carreira, "Partido Alto". Contudo, tal experiência não deu certo e Aguinaldo abandonou a trama antes de chegar ao fim. Em 1985,Boninho, executivo da TV Globo, o convidou para escrever a novela "Roque Santeiro". Em 1988, foi o co-autor com Gilberto Braga e Leonor Bassères da novela "Vale Tudo".
No ano seguinte, escreveu um de seus maiores sucesso. "Tieta", protagonizada por Betty Faria, foi considerada uma das melhores novelas da história da Rede Globo. Baseado no livro de Jorge Amado, a trama foi uma explosão de audiência na época. Em 1992, ao lado de Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, escreve outro sucesso, a novela "Pedra sobre Pedra", que tinha como foco uma história no estilo Romeu e Julieta com o famoso mistério ''Quem matou?''.
Em 1993, mais uma vez, junto aos mesmos autores, escreve outro sucesso, "Fera Ferida" . Em 1997, com a mesma temática de suas tramas anteriores, escreve "A Indomada". Em 1999, Aguinaldo escreveu sua primeira novela sozinho. Com uma nova temática, e com ela se passando em uma cidade grande e sem realismo fantástico, o autor se deparou com o único fracasso de sua carreira, "Suave Veneno".
Em 2001, escreveu o sucesso "Porto dos Milagres", novamente em parceria com Ricardo Linhares. Fez sucesso também com "Senhora do Destino", em 2004, novela de maior audiência da década de 2000.
Entre outubro de 2007 e maio de 2008, foi responsável pela autoria da novela "Duas Caras", e no ano seguinte foi autor da minissérie "Cinquentinha". Começou o ano de 2010, supervisionando a novela "Tempos Modernos", de Bosco Brasil. Em Portugal, supervisionou a novela "Laços de Sangue", primeira novela co-produzida da parceria TV Globo e SIC.
Em 2011, escreveu a minissérie "Lara com Z" e a novela "Fina Estampa" para o horário nobre da TV Globo. Em 2014, Aguinaldo Silva lança a novela "Império" e supervisiona "Boogie Oogie". Quatro anos depois escreve "O Sétimo Guardião". O autor acaba não tendo o contrato renovado com a Globo em 2020.
No cinema, Aguinaldo roteirizou cinco filmes, com destaque para "Crô". E lançou mais de 15 livros como "Prendam Giovanni Improtta", "Deu no Blogão" e "Turno da noite: memórias de um ex repórter de polícia".