Uma reviravolta está prestes a acontecer na novela "Império". Depois que José Alfredo (Alexandre Nero) 'morrer', seu grande inimigo, Maurílio (Carmo Dalla Vecchia), vai ajudar a salvar sua empresa, como informou a colunista Patricia Kogut, do jornal "O Globo" desta sexta-feira (12).
Tudo começa quando, logo após a falsa morte do Comendador, os filhos descobrirem que a empresa está sem dinheiro nos cofres. José Pedro (Caio Blat) logo desconfia de Cristina (Leandra Leal), que através de uma procuração deixada pelo pai, foi escolhida como sua sucessora. Ela nega, embora seja cúmplice da falsa morte do pai, e propõe que todos se unam para tentar salvar a empresa.
Maurílio propõe pacto a Maria Marta para salvar a Império
Maurílio volta a pedir Maria Marta (Lilia Cabral) em casamento e justifica dizendo que entraria na Justiça para reaver seus bens, que ele acredita que o Comendador roubou de seu pai, Sebastião Ferreira (Reginaldo Faria). "Se a gente casar, eu juro que vou fazer o possível para que esqueça José Alfredo e seja feliz comigo. E não vai haver mais briga na Justiça, já que, através do casamento contigo, eu entro na empresa", explica.
Marta rejeita de cara a proposta, mas volta atrás após receber um telefonema de seu filho José Pedro que lhe fala sobre a situação da Império. Estarrecida, ela dá a notícia para o namorado, que oferece ajuda. "Já sei... Eu me casar com você! Maurílio, só tem um detalhe que você esqueceu nessa história toda. Não sou eu quem apito mais na Império. É a adotada dos cachinhos de macarrão instantâneo. Nós dois casarmos não é nem um pouco vantajoso para você", ela lamenta.
"Mas é para você, Marta! Você disse que sabia tudo a meu respeito, mas não é verdade. Ainda desconhece um fato importantíssimo. Sou formado em biologia, mas não exerço a profissão. Sou um homem rico", ele revela. "Se você é rico, me responde uma coisa. Por que planejou uma vingança contra Zé Alfredo?", pergunta, desconfiada. "Simples: ele matou o meu pai", dispara.
Sem saída, Marta aceita se casar com Maurílio
Marta já descobriu que Maurílio quer destruir José Alfredo. E agora, quando eles acreditam que ele morreu, ela não entende o que o namorado pretende, já que acabou de assumir que é rico. "Ainda há pouco você ameaçou entrar na Justiça pelo dinheiro. Exige ressarcimento do que julga que Zé roubou de seu pai. Mas, se esse dinheiro não te faz falta, já que é rico, o que pretende afinal, Maurílio?", questiona. Mas ele diz que ela vai ter todas as respostas no momento certo.
Depois de muita conversa, Marta decide aceitar o casamento. Mas ela impõe uma condição: que a união aconteça após seis meses, mas que Maurílio ajude a empresa imediatamente. Ele desconfia, mas ela marca uma reunião com todos os filhos e assume um compromisso, através de um contrato formal.
"Resumindo: se não pagarmos o empréstimo, você fica com tudo, menos com a nossa mãe", explica José Pedro. Maurílio aceita e faz o depósito, deixando todos aliviados quando a primeira parcela do investimento cai na conta da empresa e tira todos do sufoco.