Depois da morte de Cora (Marjorie Estiano) por um tiro de Maurílio (Carmo Dalla Vecchia), José Pedro (Caio Blat) sofrerá uma tentativa de assassinato na novela "Império". Em cenas que estão previstas para irem ao ar a partir do dia 24 de fevereiro, o filho mais velho de José Alfredo (Alexandre Nero) sofre um atentado e, além do biólogo, Maria Isis (Marina Ruy Barbosa), Josué (Roberto Birindelli), Danielle (Maria Ribeiro), Silviano (Othon Bastos), Merival (Roberto Pirillo), Antoninho (Roberto Bonfim), Manoel (Jackson Antunes) e até Cláudio (José Mayer) serão suspeitos.
A vida de José Pedro não tem sido nada fácil: depois do fim traumático de seu casamento com Danielle, a suposta morte de seu pai e consequente crise na empresa da família, ele foi preso por contrabando de pedras preciosas ao tentar vender os pedaços roubados do diamante cor-de-rosa. Como se não bastasse isso, o Comendador o demite da Império das Joias depois de ter "retornado à vida" e pede um teste de paternidade por achar que ele pode ser filho de Silviano (Othon Bastos).
Para completar, nos próximos capítulos o executivo vai escapar por pouco de morrer trancado numa sauna. De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, o roteiro das cenas indica vários suspeitos do atentado, todos aparecendo nervosos e com mãos trêmulas. A tentativa de assassinato, porém, será frustrada, pois Zé Pedro é salvo e escapa com vida.
Mãos trêmulas em sequência indicam os suspeitos pelo atentado
Quando José Pedro ainda está se debatendo na tentativa de conseguir abrir a porta da sauna, Maurílio vai aparecer com uma expressão enigmática, colocando seu anel de caveira após lavar as mãos. Na sequência, Danielle surge tensa e tremendo a mão ao apertar o botão para chamar o elevador e na hora de colocar a chave na fechadura da porta de seu quarto de hotel. Em seguida Silviano será visto entrando em sua casa todo esbaforido, segurando uma sacola de mercado; e então veremos Merival num estacionamento com mãos trêmulas ao tirar a chave do carro do bolso.
Durante todo o capítulo novos suspeitos vão sendo apresentados. A mão trêmula de Antoninho é mostrada colocando a marcha de um carro em ponto morto, e depois ele limpa o suor do rosto com a ajuda um lenço. As mãos de Manoel também aparecem, enquanto ele entra no bar agitado e olhando para os lados. Outro possível autor do atentado é Josué, que estará batendo insistentemente com os dedos no volante até descer do automóvel com a camisa suada e um pouco aberta.
Além de aparecer entre os suspeitos, Maria Isis se irrita em conversa com Zé Alfredo
Mesmo se recuperando ainda do ferimento causado por Felipe (Laércio Fonseca), Cláudio não escapa da suspeita: as mãos do cerimonialista aparecem abrindo a maçaneta da porta de sua casa e quando Bianca (Juliana Boller) o recrimina por ter saído, ele diz que precisava de ar. E por fim as delicadas mãozinhas de Maria Isis, acenando para o porteiro de seu prédio, também aparecem na sequência. Um tanto assustada, a ruiva conta que estava dando uma volta na praia, já que restaurante não abriu, e esqueceu a chave de casa.
De acordo com o colunista, as mãos mostradas em sequência podem ser pistas falsas deixadas pelo autor a fim de manter o mistério. Contudo, Maria Isis parecerá diferente no capítulo. Durante uma conversa com o homem de preto, a ninfeta fica irritada quando ele afirma que há um novo nome para a possível identidade verdadeira de Fabrício Melgaço, e que acha que seu inimigo pode ser uma mulher.