Com a ida de Eliana para a Globo, onde já tem definidos os seus programas, Celso Portiolli em termos de grade de programação foi o maior beneficiário. Desde 1994 à frente das câmeras do SBT, o apresentador herdou três das quatro horas que a loira tinha direito e agora soma 7h aos domingos. Mas foi há quase 30 anos, em 1996, que Celso se lançou como apresentador de TV.
Nessas mais de duas décadas e meia, já teve programas diários e semanais (seja aos sábados ou aos domingos). Comandou "O Conquistador do Fim do Mundo" (2003), "Curtindo uma Viagem" (2001), "Namoro na TV e Etc." (2007) e "Ver Para Crer" (2006). E desde 2009, está à frente do "Domingo Legal" após a saída de Gugu Liberato (1959-2019) para a Record.
Aliás, essa não foi a única vez em que Celso, protagonista de uma polêmica após paródia do vídeo onde Eliana revelou sua contratação pela Globo, herdou um programa de outro apresentador no SBT. O Purepeople embarca contigo no tempo e refresca a sua memória.
A mulher de Luciano Huck assumiu o "Passa ou Repassa" em 1995. Pela primeira vez, o game lançado em 1987 ainda sob o título "Passe e Repasse" se tornava diário e, com isso, apresentado fora do "Programa Silvio Santos". Em 1996, Angélica migra para a Globo e Celso assume o programa.
Até 2000, sem contar as reprises em 2004, o "Passa" teve fases com anônimos e com celebridades. Ora diário, ora aos sábados, ora aos domingos. Atualmente, ocupa uma parte considerável do "Domingo Legal".
Nos anos 1990, o dono do SBT lançou um game-show de namoro com o título "Se Rolar...Rolou". Nele, jovens respondiam a uma série de perguntas para ver se davam match com uma pessoa do sexo oposto. Com o tempo, a atração ganhou outro nome, "Xaveco".
E foi em 1998 que Celso assumiu a nova fase, mantendo o formato. Nesse programa, uma famosa antes da fama foi procurar um namorado.
O "Fantasia" estreou em dezembro de 1997 e foi um sucesso passageiro do SBT, reunindo jogos por telefone e 100 moças que ajudavam nas provas. No ano seguinte, a atração migrou para os domingos e passou a ser comandado por Carla Perez. Mas não durou muito.
Em 2000, a terceira fase do "Fantasia" se estendia por toda tarde de sábado. Ali estavam Christina Rocha, Otávio Mesquita, Lu Barsotti, Márcia Goldschmidt e Celso Portiolli. O programa acabou extinto em junho - havia estreado em janeiro -, porém uma nova fase viria em 2007, mas sem Portiolli.
Convencido por Silvio Santos, Celso assumiu o "Domingo Legal" em julho de 2009. E até hoje está à frente da atração lançada em 1993. Gugu comandou o dominical por 16 anos, sendo que em 1994 o programa se tornou ao vivo, formato mantido até hoje.
Um pouco antes, em dezembro de 2006, Celso assumiu outro programa ao vivo, o "Charme", que era diário, nas férias de Adriane Galisteu. Nesse período voltaram os jogos por telefone e foram lançados os quadros de namoro. Vale lembrar que o "Charme" rodou a grade do SBT em diversos horários à tarde, passando pela madrugada e sendo semanal.
O "Jogo do Milhão", formato do "Who Wants to Be a Millionaire?", estreou em 1999. Um ano depois acabou rebatizado para "Show do Milhão", até chegar ao fim em 2003. Já em 2009, Silvio Santos resgatou o programa, agora semanal. Esse formato voltou ao ar em 2021 agora com Portiolli.