Após a reação de Enrico (Joaquim Lopes) ao descobrir a homossexualidade do pai, Cláudio (José Mayer), na novela "Império", muito foi especulado sobre a opção sexual do chef de cozinha. Mas, de acordo com o jornal "Extra", o autor do folhetim das nove da TV Globo, Aguinaldo Silva, a homofobia do noivo de Maria Clara (Andreia Horta) nada tem a ver com ele ser gay.
"Isso não está nos capítulos entregues até agora, não estará nos próximos capítulos, e também não estará em nenhum capítulo até o fim da novela", afirmou. Na última semana, a revista "Minha novela" trouxe na capa a informação de que Enrico seria homossexual.
O autor afirmou que deseja discutir a homofobia por meio do personagem. "Por mais que queiram, nem todo mundo é gay, não só na vida real, como nas novelas", atestou. Às vésperas do casamento com a filha de José Alfredo (Alexandre Nero), Enrico vai espancar um travesti e surtar em seguida, saindo transtornado pelas ruas e se jogando no mar.
Depois que o chef abandonar Maria Clara no altar, haverá também uma reviravolta nos casais da trama. Conforme o autor já havia adiantado, o namoro de Cristina (Leandra Leal) e Vicente (Rafael Cardoso) vai acabar justamente por ciúmes dela com a suposta irmã.
Com isso, Enrico tentará conquistar Cristina. "Vai ser meio que de vingança contra a Clara, que a rejeita de novo, e Vicente. Mas acabará achando a mocinha muito interessante, e aí... Nova paixão à vista. Se ele será correspondido ou não é outra história", despistou.