A estreia do "BBB 22" já era amplamente aguardada e já é, inclusive, a edição mais lucrativa da história. Mas, recentemente o reality foi centro de uma polêmica que dividiu a web e envolveu diversos famosos, sendo os protagonistas da história Tiago Leifert e Ícaro Silva.
O enredo com direto a tréplica em que famosos "escolheram um lado" para estar aumentou ainda mais a expectativa antes da estreia oficial do "BBB 22", no dia 17 de janeiro. Alguns chegaram até a suspeitar de ser uma jogada de marketing do programa, para incitar o público. Veja todos os detalhes da polêmica em ordem cronológica!
Tudo começou quando Ícaro Silva viu que estava sendo cotado em várias listas de famosos para o "BBB 22". O ator não gostou de ver seu nome atrelado ao programa e disparou ataques contra o reality show.
"Gente, respeita a minha história, a minha trajetória, meu ódio por entretenimento medíocre e minha repulsa por dividir banheiro. Parem de acreditar nessa história absurda de que eu cogitaria ir para o Big Boster Brasil", escreveu ele no Twitter, mas em seguida apagou a publicação.
As afirmações logo passaram a viralizar na web e muitos internautas criticaram a postura de Ícaro. Na época, vários famosos chegaram a se pronunciar, entre ex-BBBs como Flayslane, que o chamou de arrogante, e até mesmo o ator João Vicente de Castro, que disse que "respeitar era obrigatório", fazendo paralelo com a situação política do país.
No dia seguinte ao tuíte de Ícaro Silva, Tiago Leifert também se pronunciou, respondendo com um texto no Instagram, que na hora teve comentários de apoio de vários famosos e ex-BBBs como André Marques, Vivian Amorim, Sarah Andrade, Hariany, Emilly Araújo, Ana Clara, entre outros.
O trecho mais polêmico do texto de Tiago Leifert para Ícaro Silva foi o seguinte: "Sua opinião sobre realities não é uma crítica construtiva e, sim, apenas uma agressão gratuita a quem nunca te fez mal (aliás, não só não te fizemos mal como provavelmente pagamos o seu salário nessa última 'aê'!)".
"Oi, Ícaro, sou o ex-apresentador do 'BBB'. Não vou tentar mudar sua opinião: você tem total direito de achar qualquer produto 'medíocre'. Assim como eu, por exemplo, posso dizer o que eu penso de você: você é um excelente ator. Contudo, sua opinião sobre realities não é uma crítica construtiva e, sim, apenas uma agressão gratuita a quem nunca te fez mal (aliás, não só não te fizemos mal como provavelmente pagamos o seu salário nessa última 'aê'!)", iniciou o jornalista.
"Achar que o que você faz é superior não é baseado em fatos, é arrogância mesmo. Nenhuma métrica é capaz de dar embasamento ao que você escreveu: nem audiência, faturamento, repercussão, relevância, etc. Só seu gosto pessoal está do seu lado nessa, mas ele deixa de ser pessoal quando você o escreve na rede social. Mesmo apagando depois. Eu também pretendo apagar esse post aqui", prosseguiu Leifert.
"Respeita nossa história, nossas equipes e o entretenimento que a gente proporciona. Se você realmente acredita no que você escreveu, você deveria ser adulto e nunca mais aceitar trabalho de nenhuma empresa que promova o entretenimento que você acha ruim. Que tal? Qual seu plano pra 2022? Alguma novela? Talvez seja hora de repensar, não se misturar com produtos inferiores a você. Vai firme e feliz ano novo", completou o apresentador.
Depois do que Tiago Leifert escreveu, Ícaro Silva voltou para a web e deu uma "tréplica". Dessa vez, no Instagram, o ator viralizou com repercussão positiva por sua resposta educada e didática, ainda que tenha alfinetado o ex-apresentador do "BBB".
Ícaro Silva admitiu "certa raiva" estava incumbida em sua resposta, mas respondeu à polêmica frase sobre o que paga seu salário, citando ainda as dificuldades de prosperar no meio do entretenimento sendo parte de duas minorias.
O ator já falou abertamente em diversas ocasiões sobre ser negro e gay, tanto no meio profissional quanto na sociedade em geral. Na carta em resposta a Tiago Leifert, ele citou, indiretamente, os privilégios do comunicador, inclusive por ser filho de Gilberto Leifert, grande nome do setor comercial da Globo.
"Li sua cartinha e fiquei positivamente tocado pela contemplação do teu tempo. Imagino que para ter escrito um textão desse (o que não ocorreu nos casos de racismo, intolerância religiosa, misoginia, homofobia e abuso sexual no programa que você apresentava) é porque de fato te atravessei, o que sinceramente me envaidece como artista. Impressionante como tem coisa que passa e outras que interrompem nosso sossego né?", alfinetou Ícaro.
"Eu conheci muitos garotos na minha vida que pautavam suas opiniões na lógica sistemática do dinheiro. Garotos sem nada especial. Nem talento, nem beleza, nem nada, mas que tinham a aparência e a submissão adequadas, além de um parente no lugar certo, sabe? Acho que você sabe", continuou o ator.
"'Ser adulto' e artista no meio midiático é justamente estar a par das deficiências culturais do país e contribuir de alguma forma para saná-las. Se trabalho na emissora de onde você saiu é porque esta é tão plural quanto o Estado brasileiro e abriga (me impressiona que você não tenha percebido) de certa forma, tanto quem está no corre, quanto quem nasceu com o sobrenome 'correto'", disse ainda, respondendo a um dos trechos da carta de Tiago.
"Possivelmente, você nunca vai entender isso, mas pra uma pessoa preta e queer estar em destaque, contratada ou empregada ela precisa ser realmente excelente. Então não tem como você estar pagando meu salário, Tiago. Não fossem meu talento, minha história, minha trajetória, uma luta 'filhadap*ta' diária e essa cara bonita eu acho que nem vivo estaria. É minha entrega que paga meu salário", escreveu Ícaro Silva, respondendo à fala de Tiago Leifert que viralizou na web.
O ator completou desejando votos ao apresentador, citando problemas pessoais que ele estaria passando, e relembrando sua participação no "Show dos Famosos", o qual ganhou interpretando Beyoncé. Na legenda da carta aberta, ele havia exaltado o programa como reality show, reconhecendo o quanto foi decisivo em sua carreira.
"Imagino que sapatênis sejam confortáveis, mas eu literalmente tive que colocar salto alto, collant, peruca e performar como a maior diva do entretenimento na história para que o país começasse a olhar pra mim. E isso porque eu já tinha 22 anos de carreira na época. É que meu pai é funcionário público, sabe? Acho que não sabe", escreveu Ícaro Silva.
Depois da resposta, uma penca de famosos demonstrou apoio a Ícaro Silva, através de curtidas e comentários nas redes sociais. Alguns chegaram a postar referências à polêmica em suas próprias contas do Instagram, de forma a suscitar debate sobre o privilégio branco e o racismo estrutural.
Muitas celebridades comentaram na publicação como Rafael Zulu, Fernanda Paes Leme, Alice Wegmann, Fabiula Nascimento, Thiago Lacerda, Giovanna Ewbank, Samara Felippo, Samantha Schmutz, Cris Vianna, Marcella Rica, Yanna Lavigne, Thaila Ayala, entre outros.
Alguns dos famosos que apoiaram Ícaro Silva acabaram levando unfollow de Tiago Leifert nas redes sociais. Sobretudo ex-BBBs como Manu Gavassi ("BBB20"), Thelma Assis ("BBB20"), Babu Santana ("BBB20") e Grazi Massafera ("BBB4").
Thelma chegou a responder, através de um vídeo nas redes sociais por, segundo ela, "não ter mais acesso a Tiago", que achava "contraditório" o ex-apresentador deixar de segui-la depois de ter feito tantos discursos sobre representatividade em sua edição do reality, o "BBB" de 2020.
Depois disso, Marina Ruy Barbosa chegou a comentar a polêmica, tentando amenizar a situação. Em tom apaziguador, a atriz disse que tem histórias com os dois e demonstrou seu carinho, ressaltando que não quer que seu nome seja "atrelado" à treta, nem que ela seja "forçada" a "escolher um lado". Sua postura acabou criticada na web.