Lívia (Alinne Moraes) vai atrás de Vitória (Irene Ravache) depois de descobrir que é sua neta, na novela "Além do Tempo" . Após ouvir uma conversa da mãe em que ela diz que é filha da ex-proprietária da vinícola Ventura, a sommelier pressiona Emília (Ana Beatriz Nogueira), e ela lhe conta que foi abandonada pela mãe aos sete anos de idade. Mas como nutre genuíno afeto pela senhora, ela decide ouvir a versão da avó.
De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, tudo acontece quando Lívia pergunta a Vitória sobre a filha que teve e acredita ter morrido, na tentativa de descobrir qual das duas versões que ouviu da história é a verdadeira. O que nem ela e nem a mãe sabem é que Alberto (Juca de Oliveira) se vingou da ex-mulher inventando que a filha morreu.
No encontro, a própria viúva toca no assundo da filha: " Nem sei como lhe falei dela. É um assunto tão doloroso pra mim. Um dia você vai ser mãe, Lívia. E vai ser uma ótima mãe! Não sei se estarei viva, se terei o prazer de ver esse momento. Por isso vou lhe dizer agora. Não há nada, nem ninguém que justifique o abandono de um filho". E Lívia então aproveita para perguntar: "Mas a sua filhinha morreu, não é isso? Perdão! Estou sendo tão invasiva".
Vitória se culpa pela morte da filha e fala de arrependimento
Vitória abre seu coração ao responder a pergunta: "Pouca gente sabe que tive uma filha e que ela morreu. Mili tinha só sete anos. E era tão linda. Emília, como sua mãe. Cheguei a pensar que Deus mandou uma outra Emília para me punir. Uma dessas coincidências inexplicáveis". E mostra a foto da filha que tem guardada dentro de um broche: "Nunca mostrei pra ninguém, Lívia. Morreu de pneumonia, aos sete anos, por minha culpa. Longe de mim. Longe da mãe dela. Sou um monstro. A roda da vida não para. E nem volta atrás. E aí só resta o remorso, a amargura, o arrependimento".
Lívia fica comovida e não acredita que Vitória seja culpada. Mas Vitória também omite dela que fugiu com um amante, abandonando o marido e a filha. "Soube que mandou rezar uma missa há pouco tempo pela sua filha. E me deu vontade de vir lhe dar um abraço", diz a moça. E a avó agradece "Foi bom conversar com você, minha querida. Você me faz bem, Lívia. Algo de bom eu fiz pra merecer sua amizade".
(Por Samyta Nunes)