Biografia
- Nascimento : 7 de agosto de 1935, Rio de Janeiro, RJ
- Morte : 20 de outubro de 2015 (80 Anos), Rio de Janeiro, RJ
- Signo : Leão
- País : Brasil
Yoná Magalhães Gonçalves Mendes da Costa nasceu no dia 7 de agosto de 1935, no Lins de Vasconcelos, subúrbio do Rio de Janeiro. Passando pelo rádio no ínicio de sua carreira, estreou sua primeira novela ainda da invenção do videotape. Sem deixar de lado o teatro, foi morar na Bahia, onde participou de grupos teatrais, época em que se casou com o produtor Luis Augusto Mendes.
A artista morreu em 20 de outubro de 2015 aos 80 anos após um mês internada em hospital do Rio de Janeiro para procedimento cardíaco.
Yoná participou de um dos grandes nomes da cinematografia brasileira, "Deus e o Diabo Na Terra Do Sol", de Glauber Rocha, um marco do Cinema Novo. Quando voltou ao Rio de Janeiro em 1964, continuou trabalhando em teatro, chegando a montar sua própria companhia.
A atriz fez parte do primeiro elenco da TV Globo. Contratada em 1965, protagonizou a novela "Eu Compro Esta Mulher" em 1966, de Glória Magadan, onde formou o primeiro par romântico de sucesso da emissora com Carlos Alberto, com quem viria a ter casamento entre 1966 a 1971. Trabalhou ainda em outras novelas da mesma autora, como "O Sheik de Agadir" (1966), "A Sombra de Rebecca" (1967), "O Homem Proibido" (1968) e "A Gata de Vison" (1968), época em que contracenou com Tarcísio Meira.
Se transferiu para a Tupi de São Paulo em 1971. No ano seguinte, já de volta à Globo, atuou mais quatro projetos de novela. No final da década de 1970, voltou para São Paulo, onde trabalhou na TV Tupi, atuando na novela "Gaivotas" (1979), de Jorge Andrade, e na Bandeirantes, participando das novelas "Cavalo Amarelo" (1980) e mais duas outras novelas. De volta ao Rio e à Globo em 1984, viveu a americanófila Maria das Graças em "Amor com Amor se Paga", de Ivani Ribeiro.
Em 1985 integrou o elenco de uma das novela de maior sucesso da história da rede Globo: "Roque Santeiro", de Dias Gomes e Aguinaldo Silva. Em 1987 participou da novela "O Outro", do mesmo autor, na qual viveu outra personagem exuberante, a Índia do Brasil.
Nos anos 1990, atuou em quatro novelas de Walther Negrão: "Despedida de Solteiro", "Anjo de Mim", "Era uma Vez..." e "Vila Madalena". Em "Senhora do Destino", exibida em 2004, de Aguinaldo Silva, viveu Flaviana, sogra de Giovanni Improtta, papel de grande sucesso do ator José Wilker. Em "Paraíso Tropical", três anos depois, de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, deu vida à ex-vedete Virgínia. Atuou ainda em "Negócio da China", de Miguel Falabella, e "Cama de Gato", de Thelma Guedes e Duca Rachid. Dentre seus últimos trabalho nas telinhas destacam-se "Sangue Bom" em 2013, e participações nas minisséries "Carga Pesada" em 2005 e "Tapas e Beijos" em 2011. Se despediu como a Glória de "Sangue Bom" (2013).