Biografia
- Nascimento : 23 de agosto de 1942, São Paulo, SP
- Idade : 82 anos
- Signo : Virgem
- País : Brasil
Sônia Maria Vieira Gonçalves é o nome de batismo de Suzana Vieira, atriz brasileira com uma carreira de sucesso na televisão brasileira. Interpretou grandes personagens como Nice (da primeira versão de "Anjo Mau"), Branca (de "Por Amor") e Maria do Carmo, (de "Senhora do Destino"). Nasceu em 23 de agosto de 1942, em São Paulo.
Em agosto de 2022, foi revelada sua internação em CTI de um hospital do Rio por conta de sequelas da Covid-19. No dia 10 daquele mês, a artista teve alta. Um pouco antes, em 2015, foi diagnosticada com leucemia.
Filha de um militar, Marius Vieira Gonçalves, e de Maria da Conceição Gonçalves, Suzana tem quatro irmãos: Sérgio Ricardo, Sérvulo Augusto, Sandra e a também atriz, Susana. Por seu pai ter sido adido militar na embaixada do Brasil em Buenos Aires e sua mãe funcionária do consulado, Suzana passou a infância e a adolescência viajando. Viveu em Buenos Aires, Montevidéu e Londres, por exemplo.
Na capital argentina, estudou balé e foi a dança que a levou a entrar no universo da televisão. Foi do corpo de balé da TV Tupi, emissora que lhe deu a primeira oportunidade como atriz. O diretor Cassiano Gabus Mendes a viu dançando e pensou em convidá-la a participar de telenovelas e teleteatros, como o "TV de Vanguarda".
Fez várias novelas da TV Tupi, na TV Excelsior e na TV Record, com destaque para "Almas de Pedra" e "Algemas de Ouro". Em 1970, foi contratada pela Globo, estreando no canal em "A Próxima Atração".
Susana passou a colecionar diversos tipos marcantes como a Tina Camará de "O Espigão" (1975) e Cândida de "Escalada" (1975). Outra protagonista de sucesso na década foi a Marina Steen, de "A Sucessora" (1978).
Na sequência vieram mais tipos memoráveis como a Marlene (de "Guerra dos Sexos"), a Gilda (de "O Salvador da Pátria") e a Bárbara (de "Top Model"). Depois, fez a Rubra Rosa ("Fera Ferida"), Ana ("A Próxima Vítima"), e Gonçala ("Andando nas Nuvens").
Além deles, Dodô ("A Padoreira"), Lara ("Cinquentinha", "Laços de Sangue" e "Lara com Z"), e Emília (de "Éramos Seis"). A artista foi apresentadora do "Vídeo Show" e integrou o elenco do "Se Joga".
Passou ainda por séries, minisséries e especiais como "Delegacia de Mulheres", "Chiquinha Gonzaga", "Sai de Baixo", "Chapa Quente", "A Regra do Jogo" e "Os Dias Eram Assim", além de disputar o "Dança no Gelo".
A carreira soma ainda 12 trabalhos no cinema, como "Xuxa e os Duendes 2 - No Caminho das Fadas" (2002) e "O Casal" (1975).
Na vida pessoal, foi casada com o diretor Régis Cardoso, falecido em 2005, com quem teve um filho, Rodrigo, em 1964; com Cason Gardeazabal por quase 20 anos; e com o policial militar Marcelo Silva, um relacionamento marcado por polêmicas.
Marcelo, que era usuário de drogas, foi encontrado morto em 2008. A atriz tem dois netos: Bruno e Rafael. Susana ambém se relacionou com o empresário francês Alain Rohrc.