Amigos e familiares compareceram ao velório de Yoná Magalhães no Cemitério Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária da Rio, na tarde desta quarta-feira (21). Aos 80 anos, a atriz morreu na última terça (20), por conta de complicações cardíacas.
Marco Mendes, filho único da atriz, chegou sem falar com a imprensa, mas depois se declarou orgulhoso aos jornalistas:
Eu me orgulho muito dela por esse sentimento de amor e apego pela vida. Fica não só o legado, os comentários que escutamos mais comumente na rua, 'a Yoná, aquela que parecia 30 anos mais nova, sempre jovem'... Minha mãe foi a grande estrela desse fenômeno chamado novela.
O diretor Daniel Filho e amigos da Rádio Tupi, que não puderam comparecer à cerimônia, enviaram flores a Yoná. A cremação está prevista para acontecer a partir de 13h30, sem a presença da imprensa.
Yoná estava internada desde 18 de setembro no CTI da Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro, com problemas no coração.
De acordo com boletim médico divulgado pela unidade, a atriz foi submetida a uma cirurgia para corrigir uma insuficiência cardíaca no dia em que foi internada, mas apresentou "complicações pós-operatórias que levaram ao falecimento".
A estrela se junta a grandes perdas da dramaturgia brasileira neste ano, como Luiz Carlos Miele e Betty Lago, que foi vítima de câncer.
Fátima Bernardes, como vários famosos, lamentou o falecimento de Yoná Magalhães. "Uma grande atriz. Fiquei tão triste com a notícia da Yoná. Uma das coisas mais difíceis é noticiar uma morte. Eu a admirava muito, estou desconcertada", comentou a apresentadora do programa "Encontro". O último trabalho da artista na TV foi na novela "Sangue Bom", de 2013.
"Nos falávamos todos os dias e ela não estava nada bem, já estava bastante debilitada... Mas queria muito viver, tentava reagir. Infelizmente acabou partindo. Estamos todos muito abalados com essa notícia", comentou o irmão da atriz, Ricardo Cosme, ao jornal "Extra".
(Por Júlio Parentes)