[ALERTA: o texto a seguir aborda assuntos relacionados a saúde mental. Caso a matéria desperte gatilhos ou você conheça alguém que precise de ajuda, procure o Centro de Valorização à Vida, disponível 24 horas pelo telefone 188, ou o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) mais próximo]
A morte de Walewska Oliveira completa uma semana nesta quinta-feira (28). Depois da carta aberta dos pais da atleta, foi a vez de a ex-companheira de seleção brasileira, a medalhista Virna, se pronunciar sobre a perda da amiga. Cupido da relação da jogadora com Ricardo Mendes, a atleta se mostrou surpresa com a declaração dada por ele no boletim de ocorrência.
Em depoimento à polícia, Ricardo apontou uma suposta compulsão de Walewska por compras como um dos motivos para a crise que assolava o casal.
"A Wal era uma pessoa muito generosa, construiu uma carreira muito linda. Os pais eram pessoas muito humildes. Ela pôde proporcionar uma boa moradia a eles, pagou os estudos do irmão e comprou vários imóveis na vida dela. Foi uma atleta muito centrada. Tanto que quando eu vi o B.O. do marido, eu assustei. Isso não é a Wal. Nunca vi a compulsão nela. Vaidosa, sempre. Gostava de grife e de se vestir bem, mas ela ganhava para isso. Ela podia se permitir aquilo", defendeu Virna, em entrevista concedida ao UOL durante a COB Expo.
Virna revelou detalhes sobre como era o casamento de Walewska e Ricardo. A atleta destaca que havia uma espécie de dependência emocional por parte da colega, que não gostava de sair sem a companhia do esposo.
"Existia uma dependência emocional muito grande. A gente via ela se isolando das amigas. Entrou num casulo. A gente não conseguia entender e, agora, acontecendo tudo isso, vimos que ali tinha uma dor muito grande", relata Virna, ainda em entrevista ao UOL.
A jogadora se disse muito surpresa ao descobrir que Wal e Ricardo enfrentavam problemas e revela que, em público, o clima era bem diferente. "Eles estavam sempre muito abraçadinhos, namoradinhos. Como é que o casal está se separando? Se você está beijando e abraçando sua mulher? Alguma coisa ficou estranha ali. Ela mascarou uma realidade", refletiu.
Virna ponderou que a crise na relação pode ter acionado algum gatilho em Wal. "Existia um buraco muito grande dentro da Wal. Eu acho que o casamento dela devia estar falido e ela escondeu essa dor. De repente, quando ela viu sendo abandonada, fez o que fez. O marido não a quis mais e ela preferiu tirar a vida. Ela era apaixonada, alucinada por ele. Era um amor tão louco, tão louco, que se tornava até cego", disparou.