[ALERTA: o texto a seguir aborda assuntos relacionados a saúde mental. Caso a matéria desperte gatilhos ou você conheça alguém que precise de ajuda, procure o Centro de Valorização à Vida, disponível 24 horas pelo telefone 188, ou o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) mais próximo]
A trágica morte da ex-jogadora de vôlei Walewska Oliveira completa uma semana nesta quinta-feira (28). E na noite de quarta-feira, os pais da ex-atleta divulgaram uma emocionante carta aberta aos fãs da filha, que caiu do 17º andar de um prédio em São Paulo. Na mensagem, Aparecida e Geraldo lamentaram a perda de forma precoce da filha.
Os pais da medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, na China, destacam a fidelidade de Walewska e outros traços de sua personalidade. "Nunca se afastou da sua origem, sempre humilde e cuidadosa com todos (...). Pedimos orações e os melhores pensamentos para nossa menina", escreveram no post onde aparecem abraçados à ex-jogadora, que recebeu uma mensagem do marido, Ricardo, na qual ele pedia o fim do casamento.
Essa mensagem foi recebida por ele às 18h07 da última quinta-feira quando Walewska já estava em uma área de lazer no topo do prédio, onde entrou sozinha. Dois minutos depois haveria a queda fatal da ex-atleta, aposentada em 2022. Mas uma versão de uma vizinha pode dar novos rumos à investigação.
Ricardo não compareceu ao velório e nem ao sepultamento da mulher e disse ter sido aconselhado pela família dela a não fazer parte dos ritos de despedida. Segundo um amigo, o viúvo ficou "destroçado" com a morte de Walewska, cujo patrimônio deverá ser dividido entre os pais dela.
"Carta aos fãs e amigos: 'Foi com imenso sofrimento e pesar que nós, Geraldo e Aparecida, recebemos a notícia do falecimento precoce da nossa filha tão amada. Wal foi uma menina que nunca se afastou da sua origem, sempre humilde e cuidadosa com todos.
Fica agora a lembrança da profissional competente, amiga fiel e filha muito amada que ela sempre será. Agradecemos a todos os fãs e amigos pelo carinho e confiamos em Deus para nos dar confronto e aceitação.
Pedimos orações e os melhores pensamentos para nossa menina. Amanhã (28/9), teremos a missa de sétimo dia da entrega da nossa filha amada Walewska ao Senhor'. Ass: Geraldo e Aparecida".