A paixão de Samara (Paloma Bernardi) por Josué (Sidney Sampaio) não tem limites, na novela "A Terra Prometida". E esse amor não correspondido já levou a vilã a matar Abel (Edu Porto), seu pretendente, e armar o atentado contra Aruna (Thais Melchior), sua meia-irmã e mulher do líder hebreu. E nos últimos capítulos da trama bíblica, a filha de Quemuel (Raymundo de Souza) não vai desistir de conquistar o sucessor de Moisés (Guilherme Winter).
Desde que levou a flechada e desapareceu ao cair em rio, a mocinha foi dada como morta. Mas Josué não acredita na possibilidade de ter perdido a segunda mulher - é viúvo de Ana (Tammy Di Calafiori) - e ordena constantes buscas à Aruna, que consegue escapar da morte. Enquanto isso, Samara persiste na tentativa de ter o líder hebreu para ela e seu comportamento é alvo de reclamação da mãe, Léia (Beth Goulart).
Para tentar conquistar Josué, a vilã vai até a tenda do filho de criação de Arão (Petronio Gontijo) lhe oferecer pães. Só que os planos de Samara saem pela culatra e o líder hebreu acaba se aborrecendo com sua aproximação. Em seguida, o marido de Aruna expulsa a cunhada da sua tenda.
Após uma passagem de tempo de dez anos no folhetim de Renato Modesto, a vilã vai ser encontrada por Zaqueu (Ricky Tavares) em uma caverna. Sem forças e descabelada, Samara só vai conseguir se desculpar com o arqueiro antes de morrer, conforme antecipou, o Purepeople em novembro. Logo depois, a filha de Léia é enterrada de maneira reservada por orem de Josué atendendo um pedido da matriarca.
"Imagine, Léia. Fiz isso por compreender a sua dor e em respeito a você", aponta o líder conforme aponta o roteiro entregue aos autores. "Apesar de Samara já estar desaparecida há muitos anos, no fundo eu tinha a esperança de que ela voltasse...", se lamenta a também mãe de Tobias (Raphael Vianna), que irá propor um pacto a Adonizedeque (Mário Frias) para não ser executado ao ser capturado em campina de Canaã ao lado de Aruna. E após tantos confrontos e vitórias diante de tantos reinos, enfim, a divisão entre as tribos é feita.
(Por Guilherme Guidorizzi)