Tobias (Raphael Vianna) segue com suas maldades nos últimos capítulos da novela "A Terra Prometida". Após armar um falso flagra do pai com Yana (Luciana Braga) e atingir Aruna (Thais Melchior) com uma flechada, o vilão vai ser feito refém pelos soldados de Jerusalém, na penúltima semana da trama. Morando na tenda de ferragens de Setur (Caetano O'Maihlan) desde que foi expulso de casa, o irmão de Samara (Paloma Bernardi) segue investindo em Chaia (Juliana Boller) após Zaqueu (Ricky Tavares) ser considerado culpado pela "morte" da mulher de Josué (Sidney Sampaio) e, com isso, ser expulso do Gilgal.
Preocupado se alguém pode encontrar o arco que usou a flecha para atingir a meia-irmã, Tobias tenta se livrar da arma quando é surpreendido por Aruna, que terá fugido do reino graças a Abul (Joelson Medeiros), antes de morrer por envenenamento. É nesse momento do folhetim de Renato Modesto - que acaba no próximo dia 13 - que o Monstro Hebreu tenta, novamente, matar a mocinha, puxando uma espada para cima dela.
Mas os soldados alcançam os filhos de Quemuel (Raymundo de Souza) e os fazem reféns. Ao serem levados por Adonizedeque (Mário Frias), Aruna encara o rei, enquanto Tobias decide fazer um pacto. O vilão diz ser capaz de trair seu próprio povo para não ser executado. Surpresa, a mocinha questiona o meio-irmão. Mas o pai de Úrsula (Letícia Peroni) decide mandar os hebreus para a masmorra.
Também nos capítulos finais, a mulher de Aiúde (Fábio Villa Verde) conta para o marido que foi ela quem ajudou Racal (Gustavo Novaes) a sequestrar o filho de Raabe (Miriam Freeland) e Salmon (Rafael Sardão), mas acaba sendo ouvida por Josué. O líder hebreu ordena que a vilã seja presa.
Dias depois, Mara (Cristiana Oliveira) revela para o marido que o traiu com Acã (Kadu Moliterno) e ao fingir que passa mal consegue fugir da prisão. Mas não leva sorte e acaba sendo raptada pelo mesmo grupo de mercadores de escravos que já terá, a essa altura, aprisionado Otniel (Leonardo Miggiorin).
(Por Guilherme Guidorizzi)