O último capítulo da novela "Gênesis" vai reunir finais felizes para José (Juliano Laham), Asenate (Letícia Almeida) e Abumani (Dudu de Oliveira) e castigo para Neferíades (Dandara Albuquerque). A trama bíblica ainda faz um "crossover" de "Os Dez Mandamentos" para unir o folhetim à reprise da história protagonizada por Moisés (Guilherme Winter).
Além disso, o capítulo final de "Gênesis" mostra Lucifer (Igor Rickli) sendo derrotado pelos anjos Miguel (Fernando Billi) e Gabriel (Paulo Dalagnoli). Confira a seguir!
É a seca que atinge Canaã que leva Rúben (Felipe Cunha) e grande parte dos seus irmãos a viajarem rumo ao Egito. Após serem presos, retornarem ao acampamento e voltarem mais uma vez para aquele país levando Benjamin (Marcus Bessa) até o governador é que os hebreus descobrirão que ele e José são a mesma pessoa.
Assim são obrigados a revelarem ao pai que mentiram em relação à morte de José e que o venderam como escravo. Contam ainda que o irmão agora ocupa o segundo maior posto no Egito e partem com toda a já numerosa família.
Jacó então tem então um reencontro emocionante com o filho e deixa o faraó emocionado ao lhe abençoar com suas sábias palavras. Ao mesmo tempo, o marido de Asenate se reencontra com a irmã e conhece cunhadas e sobrinhos. O roteiro do 150º capítulo deixa clara a morte de Jacó aos 147 anos mas sem se aprofundar demais.
Após viajar para sua terra natal em busca de um casamento, Abumani ficará alguns dias sumido da trama. Ele só retorna para o Egito já casado e com um filho revendo seu amigo fiel, José, e a "chatinha", apelido que colocou em Asenate.
Já Herit e Shareder (Paulo Verlings) - a essa altura já reconciliado com o amigo Kaires (Diogo Salles) - descobrem que serão pais. A gestação e o parto não irão ao ar e o casal egípcio aparece assim como Abumani com um filho nas cenas finais.
Praticamente o mesmo ocorre com Diná (Giovanna Coimbra) e Namael (Vitor Sparapane), que se reencontram ainda em Canaã e depois se casam no Egito. Eles também aparecem com um filho nas últimas cenas.
Enquanto isso, Tamar (Juliana Xavier) ficará sem um novo marido, mas estará ao lado dos filhos que teve com Judá (Thiago Rodrigues).
Considerada amaldiçoada por não ter parte do nariz, Neferíades encontra a morte no deserto quando é rejeitada por Apepi, grande rival de Sheshi. Sob o sol escaldante e sem água e comida, a víbora se entrega ao trágico destino.
Já Lúcifer tenta se passar por hebreu e invadir uma festa promovida por José, mas Miguel e Gabriel descobrem e põem o maldito para correr. Outro vilão, Apepi promete vitória contra Sheshi diante de seus aliados Adurrá (Ricardo Lyra) e Teruel (Amaurih de Oliveira). E o público verá ainda como o faraó vizinho agiu plantando espias contra Sheshi.
Quem também terá final feliz é o casal Meritre (Marcelle Bessa Bens) e Pentephres (Nando Cunha) após a egípcia fingir que só aceita ficar com ele caso o pai de Asenate abra mão do seu sonho: se tornar o sumo-sacerdote. De quebra, Meritre mostra que as marcas em sua pele eram falsas.
Também nas cercanias do palácio, Potifar (Val Perré) se acerta com Amanisha (Isabel Fillardis) e se casa com ela. Por sua vez, o sumo sacerdote Shetep (Camilo Bevilacqua) dribla de novo a morte e surpreende a todos. Mas quem surpreende é Menkhe (Renato Rabelo) que conta não ter sido castrado e acaba escolhido para trabalhar no harém.