Único personagem presente nas sete fases da novela "Gênesis", Lúcifer (Igor Rickli) vai se sentir derrotado mas não assumirá o revés no último capítulo - no ar dia 15 de novembro - ao presenciar a festa de boas-vindas de Jacó (Petronio Gontijo) e sua família promovida por José (Juliano Laham) no Egito. Assim como o final do patriarca neto de Abraão (ZéCarlos Machado), o desfecho do "anjo maldito" ficará em aberto, antecipa o Purepeople.
Ao longo dos 150 capítulos escritos, o tinhoso foi visto nos mais diferentes lugares e assumiu várias personalidades distintas sempre com o mesmo propósito. Lúcifer seduziu Michal (Jéssica Juttel), convenceu Lia (Michelle Batista) para entregar o marido à serva, e tentou fazer a cabeça de José para o agora governador escapar da masmorra.
E na reta final, o vilão ressurgirá e por pouco não faz Judá (Thiago Rodrigues) atentar contra a própria vida depois de ficar viúvo, perder dois filhos e engravidar Tamar (Juliana Xavier), sua nora.
Já no capítulo derradeiro, Lúcifer estará observando do lado de fora da cidade de Gósen a festa dos hebreus e tentará se passar por um dos servos de Jacó. "Ele vai em direção às portas da cidade passando as mãos no cabelo e se ajeitando. É quando se detém ao ser surpreendido por Miguel (Fernando Billi) e Gabriel (Paulo Dalagnoli)", pede o roteiro.
Os anjos se colocam cada um em uma ponta dos portões de Gósen e encaram de forma tranquila o tinhoso, fazendo-o fechar a cara. "Vocês sabem muito bem que não vão poder protegê-los pra sempre", dispara o vilão. "E você sabe muito bem que não pode fazer nada contra eles", lembra Miguel.
"Ainda. Mas vocês não podem impedir o que está por vir", retruca o bandido. "Você vai perder. Como sempre", rebate o ser de luz para um sorriso cínico de Lúcifer: "Eu sei, mas isso não significa que eu não possa curtir cada momento da batalha". "Miguel e Gabriel então caminham em direção a Lúcifer que bate em retirada. Gabriel e Miguel se entreolham e voltam a atenção para a festa", finaliza o script.
Além do reencontro de Jacó e José, o capítulo final mostrará ainda Herit (Yana Sardenberg) feliz ao lado do marido, Shareder (Paulo Verlings), e do filho e dará uma deixa para a reprise compactada de "Os Dez Mandamentos" através de Moisés (Guilherme Winter).
Assim como ocorreu com "Amor Sem Igual"/"Gênesis", alguns atores que foram vistos na atual trama bíblica estarão no novamente em "Reis". É o caso de Pâmela Tomé, Rafael Gevú, Fernando Pavão e Daniel Blanco. O elenco da próxima novela épica reunirá ainda Silvia Pfeifer e Giovanni Dalpico.