Na reta final da novela "Gênesis", Jacó (Petronio Gontijo) vai descobrir que José (Juliano Laham) está vivo e se tornou o governador do Egito, antecipa o Purepeople. O patriarca que morre aos 147 anos fica sabendo da verdade depois que os demais filho vão à terra de Sheshi (Fernando Pavão) em busca de comida por conta da seca que atinge a região.
Originalmente essas cenas faziam parte do capítulo 149, mas a Record TV vem esticando a trama no ar e nesta noite (25) irá ao ar o de número 200. Quando retornam para o acampamento, Judá (Thiago Rodrigues) e seus irmãos abrem o jogo para Jacó. "O que a gente tem que dizer é assunto nosso", diz o viúvo de Muriel (Rhaisa Batista) diante do pai, que questiona sobre Benjamin (Marcos Bessa) - o caçula não estará nesta sequência passada na tenda do ancião.
"É porque eu é que quero contar. Por favor, me ouve, pai. É que... o nosso irmão... José... não tá morto", dispara Judá deixando o pai sem nada entender. "Quando a gente trouxe a túnica dele, manchada de sangue, pro senhor pensar que ele tinha sido devorado por um animal... não foi isso que aconteceu", prossegue o irmão de Simeão (Igor Cotrim).
Com a voz embargada, Judá revela, então, que José foi vendido como escravo em um campo pra um ismaelita. "Nós fizemos essa maldade e escondemos do senhor", admite o pai de Er (Tiago Marques), morto durante discussão com o genitor. "Judá não consegue segurar as lágrimas, enxugando-as em seguida, se esforçando para conseguir contar tudo para o pai. Jacó não diz nada, na expectativa do pior", pede o texto.
"Ninguém contou a verdade antes por... medo. Mas agora o senhor precisa saber porque... José tá vivo e ele é o governador de todo Egito", continua Judá deixando o pai em choque. "Pai, o senhor ouviu? José tá vivo. Ele tá no Egito. A gente falou com ele, comemos na casa dele. José tá vivo, pai", frisa Rúben (Felipe Cunha).
Nesse momento, Jacó passa a se sentir mal apavorando os filhos, que fazem de tudo para socorrer o centenário. "Melhor colocar ele deitado", pondera Issacar (Patrick Sampaio). "Alguém chama a Zilpa (Karina Barum)!", sugere Zebulom (Maurício Pitanga). "Pai! Por favor pai!", chama Naftali (Ricardo Vianna).
A situação apavora Levi (Gustavo Rodrigues), que questiona o que eles fizeram enquanto Jacó parece não acreditar. Os irmãos então levam Jacó para o lado de fora da tenda para mostrar as espécies de carro que foram levadas a mando de José.