Após um sofrimento quase sem fim , Tamar (Juliana Xavier) vai encontrar a felicidade nos últimos capítulos da novela "Gênesis". A mocinha de Canaã dá à luz gêmeos, Perez e Zerá, frutos de sua relação com Judá (Thiago Rodrigues), seu ex-sogro. Após se tornar mãe, a sofredora acompanha sua família até o Egito quando Jacó (Petronio Gontijo) descobre que José (Juliano Laham) não só vive como é o governador daquela região.
O nascimento das crianças estava marcado no capítulo 147, porém a Record TV vem espichando a trama, dividindo cada capítulo em mais de um. A partir daí a presença da cananeia será bem menor. Ela surgirá conversando com outras servas se Judá e seus irmãos irão mesmo cumprir a ordem de José: levar Benjamin (Marcos Bessa) até o Egito em troca da soltura de Simeão (Igor Cotrim), e servindo a família já diante da escassez de alimentos.
Depois, em conversa com o pai de seus filhos comenta o avanço da seca e do medo de Jacó perder um segundo filho. No roteiro do último capítulo, Tamar não fala em nenhuma cena e se despede da trama quando ao lado da família de Jacó for vista em uma praça do Egito. É bom lembrar que embora tenha filhos com Tamar, Judá não terá com ela relação de homem/mulher.
Vale recapitular a saga sofrida de Tamar. Ela se tornou mulher de Er (Tiago Marques) em acordo entre as famílias após o pai do rapaz optar pelo casamento como forma de colocar o filho na linha. A relação azedou no entanto logo na noite de núpcias quando ele abusou da mocinha.
Depois, em briga, aplicou-lhe uma surra de cinto. Mas o vilão não ficou muito tempo vivo e morreu sufocado ao discutir com o pai justamente por conta das agressões à mulher. Seguindo a Lei do Levirato, Onã (Caio Veagati) passou de cunhado a marido de Tamar uma vez que ela não tinha se tornado mãe.
O relacionamento também não foi feliz. Isso porque Onã se rejeitou a dar filhos para Er ao engravidar Tamar. E ele encontrou a morte de maneira trágica em um acidente no campo. Muriel (Rhaisa Batista), mãe de Er e Onã, acusou a nora de ser "amaldiçoada" e a esbofeteou.
O sofrimento de Tamar prosseguiu ao ser mandada de volta para a casa do pai. Após três anos esperando por casamento com Selá (Guilherme Seta), ainda criança quando seus irmãos morreram, ela descobre que Judá desistiu de entregá-la ao rapaz. É assim que resolve se passar por prostituta cultural e se deitar com o sogro.
Quando fica grávida, é acusada de adultério e por pouco não morre na fogueira. Ela só escapa porque revela a Judá ser ele o pai de seus filhos. Os dois trocam perdão e ele retorna ao acampamento de Judá trazendo a cananeia. E é ela quem o impede de saltar de precipício quando Lúcifer (Igor Rickli) faz sua cabeça.