A reta final da novela "Gênesis" promete um encontro emocionante entre Jacó (Petrônio Gontijo) e Sheshi (Fernando Pavão) após o hebreu desembarcar com sua família no Egito e rever o filho favorito, José (Juliano Laham), antecipa o Purepeople. O patriarca quase bicentenário, morrerá com 147 anos, vai descobrir pelos filhos que José está vivo e logo resolve se mudar para as terras do faraó.
Logo, Jacó é encaminhado pelo filho até a sala do trono, acompanhado de outros herdeiros. "Que Deus, que tem estado comigo e esteve com os meus pais, abençoe o faraó", diz o patriarca deixando o faraó surpreso com o que ouve. Sheshi então questiona Jacó sobre sua idade e ouve que ele tem 130. "Mas se comparada à vida dos meus antepassados, a minha é até curta", diz.
"De qualquer forma, é animador ver um ancião com tantos dias cuja família é evidentemente abençoada", responde o faraó. "Seu filho mudou a história do Egito, e tudo por meio de uma revelação que ele recebeu do seu Deus. Tenho certeza de que Zafenate-Paneia foi uma bênção enviada do seu Deus para mim", prossegue.
No folhetim que está em sua reta final com um fim trágico para Neferíades (Dandara Albuquerque), Jacó pede permissão para abençoar o faraó e o deixa sem entender ao estender sua mão. "Que Deus conceda ao faraó do Egito bênçãos e poder pra continuar providenciando pão pra toda a terra enquanto houver a fome", inicia.
"Que Ele lhe dê entendimento pra governar com justiça, e força pra vencer todas as suas batalhas. Que o Senhor lhe dê paz e lhe recompense pela sua bondade para com o meu filho", continua o ancião, que abaixa a mão em seguida.
"Sheshi assente um tanto impressionado com as palavras de Jacó. Jacó então faz uma última reverência, assim também como os irmãos de José, que estão mais atrás. José também o reverencia mais uma vez", pede o texto. "Mais uma vez, obrigado, senhor", diz o governador antes de deixar a sala com seu pai e irmãos diante de um Sheshi sereno.
A partir desta noite (29), o público conhecerá na outra ponta da trama a história de Tamar (Juliana Xavier). A hebreia se casa com Er (Tiago Marques) e logo na lua de mel é abusada sexualmente. Depois, leva uma surra do marido, que morre durante briga com o pai.
Na sequência, é obrigada a se casar com o cunhado Onã (Caio Veagati), que também morre. Viúva duas vezes, Tamar é chamada de "amaldiçoada" pela sogra, que a culpa pela perda de dois dos três filhos.