O reencontro de José (Juliano Laham) com o pai, Jacó (Petronio Gontijo), vai marcar os últimos capítulos da novela "Gênesis". O patriarca revê o filho preferido após os demais herdeiros chegarem ao Egito em busca de comida por conta da seca e descobrirem que o governador local é José. É dessa forma que ao retornarem para o acampamento hebreu confessarem a Jacó que o irmão está vivo e foi vendido, anos antes, como escravo.
Mas diferentemente da minissérie "José do Egito" (2013), o protagonista (Ricky Tavares/Angelo Paes Leme naquela produção) não vai chorar copiosamente a morte do pai (Celso Frateschi na montagem anterior), aponta roteiro obtido pelo Purepeople. O texto distribuído a atores e equipe apenas indica o falecimento de Jacó aos 147 anos em cena que irá ao ar dia 15 de novembro.
Após ter reencontro emocionante com o pai, José revê a irmã, Diná (Giovana Coimbra), e Zilpa (Karina Barum), serva de Jacó e mãe de dois dos 13 filhos do ancião. Na sequência, o filho de Isaque (Henri Pagnoncelli) é levado até a sala de Sheshi (Fernando Pavão) e abençoa o faraó. Em outra cena, Jacó conhece Asenate (Letícia Almeida) e os netos Manassés e Efraim, filhos do governador.
O capítulo original pede que após uma passagem de tempo os hebreus festejam no Egito a presença da família de José. E é durante essa comemoração que Herit (Yana Sardenberg) e Shareder (Paulo Verlings) terão seus desfechos revelados ao público. Já após a festa no estilo hebreu, José e Judá (Thiago Rodrigues), a essa altura já viúvo de Muriel (Rhaisa Batista), trocam um abraço e dizem que se amam.
Uma das últimas cenas de Jacó mostrará o centenário feliz ao lado de seus filhos e netos. As cenas não terão mais diálogo e serão costuradas em um clipe por Deus (voz de Flávio Galvão) contando a criação das 12 tribos de Israel. "E José habitou no Egito, ele e a casa de seu pai, até os seus últimos dias", fala o Criador.
Por fim, Jacó aparecerá abençoando os netos por parte de José e o próprio governador, que não aparecerá de frente, segundo indicação do roteiro. Nessa parte do capítulo o telespectador já estará (re) vendo sequências das seis fases anteriores (Adão e Eva/Dilúvio/Torre de Babel/Ur dos Caldeus/Abraão/Jacó) como quando Abraão foi desafiado a matar o filho Isaque.
O capítulo termina com um homem invocando Moisés para salvar os hebreus, servindo de gancho para uma reprise compactada de "Os Dez Mandamentos" (2015 e 2016). A próxima trama inédita, "Reis", só estreia em 2022, mas seu elenco está sendo escalado e Thaís Pacholek surgirá com os cabelos escuros na produção que abordará personagens como Davi e Salomão.