Em 'Renascer ', Tião Galinha (Irandhir Santos ) fica completamente transtornado após conversar com José Inocêncio (Marcos Palmeira ) sobre o diabinho da sorte. Com o objetivo de enriquecer, o matador de caranguejo teve o ímpeto de ir à fazenda de 'painho' para saber como ter um cramulhão.
José Inocêncio contou uma história descabida para que o homem se retirasse de seus aposentos. A partir daí, Tião começará a criar uma galinha para que bote um ovo e nasça o bichinho do mal.
Joana (Alice Carvalho), esposa do empregado de Egídio (Vladimir Brichta ), será a primeira a rejeitar a ideia de manter uma galinha em casa, gerando uma briga interminável com a possibilidade de separação.
Ao contrário do pacto que fez com José Inocêncio de entregar um de seus filhos após o aparecimento do cramulhão, Tião entrará em uma maré de azar pior do que no início da novela.
Em determinado momento, o personagem de Irandhir Santos será preso por conta de um crime que não cometeu. A partir daí, ele será alvo de uma humilhação ao levar um tapa na cara.
Envolto ao desespero e baixa autoestima, Tião Galinha se suicidará na cadeia. Na versão original de 1993, o ator Osmar Prado , intérprete do personagem, pediu para sair da trama justamente pela banalização do fim do peão.
Para o artista, um homem forte e valente como Tião não teria motivos para acabar com a própria vida. A análise do veterano gerou uma discussão interna na Globo, o que gerou o desligamento do artista.