O remake de 'Renascer ' possibilita descobrir curiosidades em torno do elenco e de personagens da versão original, de 1993. Um exemplo de situação constrangedora foi com o ator Osmar Prado , o Tião Galinha.
O veterano, um dos artistas mais respeitados de sua geração, passou por problemas de roteiro. Na história, Tião Galinha é um catador de caranguejo que deseja oferecer uma vida de rainha para Joana, sua esposa. O apelido é dado porque ele anda com uma galinha embaixo dos braços, pois imagina que o animal choque o ovo que lhe dê um diabinho, o cramulhão, igual ao de José Inocêncio.
Na época, Osmar Prado foi elogiado e premiado por sua interpretação, mas conflitos com a direção o levaram a sair do folhetim das nove.
Em entrevista à Caras, em 2015, o artista deu sua versão sobre o caso. "Durante a novela, tive um embate com um executivo da Rede Globo e eu pedi pra sair, pra antecipar a morte do Tião, com ele no auge. Ele ia morrer, mas não sabia quando", contou.
Em seguida, ele ressaltou a incompatibilidade do personagem com seu destino final. "Aí eles botaram o Tião se suicidando. O Tião foi preso, foi pra cadeia, e se matou. Aí falei para o [diretor] Luiz Fernando Carvalho que a cena não estava completa. Como que esse personagem, com tanta força, vai se matar por nada? Disse que queria uma bofetada na minha cara, bater em uma pessoa digna."
A partir deste momento, Osmar passou pelo SBT, onde integrou parte de alguns sucessos da emissora, como a inesquecível 'Éramos Seis'.
Vale lembrar que Taumaturgo Ferreira e Adriana Esteves também passaram por dificuldades ao longo da novela. O intérprete de José Venâncio se desentendeu com a direção, levando ao óbito antecipado do filho de Inocêncio. Já Adriana não convenceu com sua dúbia Mariana, sofrendo rejeição do público. Com isso, a artista passou por uma profunda depressão e quase desistiu da profissão.