A quinta temporada de "The Crown" está causando uma dor de cabeça nas pessoas próximas a família real britânica por causa da quantidade de polêmicas abordadas ao longo da produção. Além de se aprofundar no polêmico e conturbado divórcio entre Charles e Diana, traz à tona o escândalo do Tampongate, ou apenas Tampax.
O Tampongate se trata de uma transcrição de uma ligação, capturada por meios duvidosos, que virou capa de jornal após ser publicada pelo Sunday Mirror, que guardou a gravação a sete chaves por anos em respeito à princesa Diana.
No entanto, em 1992 foi anunciado o divórcio entre Charles e Diana, alvo de mentiras por parte do Rei Charles III, e a ligação comprometedora entre Charles e sua então amante tornou-se um escândalo público.
Depois de deixar algumas polêmicas de fora da série, a Netflix não poupou a família real ao resgatar a conversa marcante entre Charles, onde ele dizia que gostaria de "viver dentro das calças" de Camilla Parker e falando sobre se tornar um absorvente interno para ficar perto dela.
O Tampax, ou Camillagate, confirmou as alegações da princesa Diana, que deu uma entrevista bombástica à BBC após o divórcio, sobre a traição de Charles e Camilla. A atual rainha consorte também era casada na época do escândalo.
Então a única resposta é que o Tampongate realmente aconteceu! A conversa foi gravada em 17 de dezembro de 1989, mas se tornou pública em 1993. Com Charles alegando que gostaria de morar nas calças de Camilla, que teve a relação com os filhos de William exposta, o momento foi como uma bomba para a realeza.
Um ano antes da Sunday Mirror divulgar a conversa, o biógrafo Andrew Morton, autor do livro "Diana: In Her Own Words", já tinha acusado o atual rei de traição. O escândalo também comprovou que os amigos de Charles sabiam e estavam ajudando a manter o caso em sigilo. Na conversa indiscreta, Camilla e Charles questionam em qual casa vão se encontrar e como seus amigos podem ajudá-los a esconder o caso de Diana.
Alguns eventos após a década de 1990 serão abordados na série e atores já foram escalados pela Netflix. No entanto, os atores da atual temporada também estão opinando sobre o caso do Tampongate. Ao SiriusXM, Josh O'Connor, que interpretou uma versão mais jovem de Charles, comentou o desconforto com o caso.
"Quando eles me ofereceram o papel, uma das minhas primeiras perguntas foi, digo perguntas, acho que foi praticamente uma declaração: 'Não faremos a ligação do absorvente interno'", disse O'Connor. "Foi minha única chance de meus pais verem algo [em que eu atuei] sem vergonha. E de jeito nenhum eu iria desperdiçar isso falando sobre absorventes internos na Netflix", explicou.
Já Dominic West, ator que vive Charles na atual temporada, contou à Entertainment Weekly que a culpa não era de Charles e Camilla, mas da maneira como a conversa foi publicada. "Olhando para trás e tendo que interpretá-lo, o que você percebe é que a culpa não era dessas duas pessoas. Dois amantes, que estavam tendo uma conversa particular", contou.
"O que está realmente [claro agora] é o quão invasiva e repugnante foi a atenção da imprensa para isso. Que eles imprimiram literalmente e você pode ligar para um número e ouvir a fita real", completou.