Já virou rotina. Basta Susana Vieira aparecer na novela "Amor à Vida" interpretando a dermatologista Pilar Khoury, para pipocarem nas redes sociais comentários sobre sua forma de pronunciar o nome do personagem de Mateus Solano, seu filho na trama. Por ter um forte sotaque carioca, a atriz acaba deixando chiado o final de Félix.
"E você, 'Féliquis', que conhece o rapaz, acha tudo bem casar tão depressa?", questionou Pilar ao filho vilão, na semana passada, sobre o casamento entre o oportunista Thales (Ricardo Tozzi) e a órfã milionária Nicole (Marina Ruy Barbosa).
Foi a deixa para que os tuiteiros de plantão entrassem em ação. "Por que a Susana Vieira só fala 'Féliquis' ao invés de Félix?", questionou uma jovem no Twitter. "A cada dia que passa me irrito mais com a Pilar falando 'Féliquis' ao invés de Félix...", reclamou outra telespectadora no microblog. "Alguém diz por favor para a Susana que é Félix e não 'Féliquis'", fez coro mais uma.
Uma das atrizes mais experientes da TV, Susana aparenta não ligar para as alfinetadas. Prova disso é que, em algumas cenas, o "quis" de "Féliquis" parece estar ainda mais arrastado que o normal, como se fosse uma provocação às críticas recebidas. Ao Purepeople, a atriz esclarece que o jeito de Pilar chamar o filho foi algo previamente pensado.
"A pronúncia foi escolhida pelo diretor (Mauro Mendonça Filho). Assim que começamos a gravar, ainda passando o texto no estúdio, ele me disse como queria que eu falasse Félix. Eu não construo personagem. A personagem é quem me constrói. Eu me entrego de corpo e alma para a personagem, para o autor, para o diretor, para o figurino e para a caracterização", esclarece Susana.
De qualquer forma, o sotaque da atriz por pouco não a deixou de fora da novela de Walcyr Carrasco. "Quase saí por causa do meu chiado. Mandaram até professor técnico para tirar, mas eu desisti e falei 'ou vai me manter assim ou contrata outra pessoa'", contou ela, bem-humorada, na coletiva de imprensa para apresentar a trama das 21h, em abril.
Pelo jeito, as críticas devem continuar. "Não vou aguentar a Susana falando 'Féliquis' até o final da novela. Dá vontade de rir", escreveu um rapaz no Twitter.
(Por Anderson Dezan)