Sophia Bush, atriz que atualmente estrela o seriado "Chicago PD", lamentou no Instagram a morte de seu ex-namorado, Dan Fredinburg, executivo da Google na Califórnia, que foi vítima do terremoto que devastou a Índia e o Nepal, neste sábado (25). Dan estava escalando o Monte Everest quando foi surpreendido por uma avalanche ocasionada pelo grande tremor - o pior registrado no país nos últimos 80 anos. Segundo autoridades do Ministério do Turismo local, pelo menos 17 pessoas morreram e 61 ficaram feridas no Everest. A jornalista brasileira Carol Barcellos também presenciou a catástrofe natural durante uma reportagem no Nepal.
O ex-namorado de Sophia foi o primeiro americano confirmado entre os mortos. "Não há palavras adequadas. Hoje eu me vejo tentando pegar os pedaços do meu coração que quebraram em fragmentos minúsculos. Provavelmente nunca irei encontrar todos. Hoje, eu e muitos dos meus entes queridos perdemos um amigo incrível. Dan Fredinburg era um tipo único. Ele era um dos meus seres humanos favoritos na Terra. Ele foi um dos grandes amores da minha vida. Estou quebrada sabendo que existem mais de 1.000 pessoas no Nepal passando por este mesmo sentimento", escreveu a atriz, também conhecida por sua atuação na série "One Tree Hill".
"Desastres como este são muitas vezes impossíveis de quantificar, a enormidade é demais para entender. Por favor, lembrem-se que cada pessoa que agora está desaparecido era de alguém como Dan", finalizou Sophia em seu post.
Equipe da Globo foi surpreendida pelo terremoto
O forte tremor que atingiu o Nepal causou estragos em diversas regiões do país. A repórter Carol Barcellos, que está na região junto com a equipe do "Planeta Extremo", da TV Globo, relatou ao "G1" o clima assustador que presenciou na hora do terremoto na capital, Katmandu. "Viajávamos em um micro-ônibus e sentimos fortes tremores. Havia muitas casas destruídas no caminho e passamos por pelo menos dois carros atingidos com turistas feridos", contou Carol. O terremoto deixou mais de mil mortos.
"Nós percorremos a cidade, fomos a um dos principais hospitais, e o que a gente vê e vive aqui é muito assustador. É impressionante o número de desabrigados. Qualquer espaço na rua virou abrigo. Os principais templos religiosos foram destruídos", relatou a repórter, que já comandou o quadro "Fôlego Máximo", do "Esporte Espetacular".
Enquanto gravava para o programa, Carol chegou a interromper uma entrevista com um casal de brasileiros ao perceber um novo tremor, de 6,7 na escala Richter. "Está tremendo... Olha a porta ali. Voltou... É um tremor bem forte", disse ela em pânico, gritando em seguida.