O site Lyst, que pesquisa o comportamento de mais de 5 milhões de consumidores online, listou as marcas mais buscadas da internet no mundo entre abril e julho de 2018. Os nomes que figuram no ranking são os mais procurados, copiados e consumidos pelo público interessado em moda nesse período. O site relatou um aumento do consumo de grifes de luxo pelos jovens, chamados millenials, como demonstra Bruna Marquezine aqui no Brasil. O ranking leva em consideração os dados globais de pesquisa do Google e da Lyst, estatísticas de engajamento, taxas de conversão e vendas em todo o mundo durante um período de 3 meses.
O primeiro lugar é ocupado pela Gucci, que acaba de lançar coleção com o designer Dapper Dan. A marca subiu duas posições desde a última análise do site. Além disso, o cinto com a logo do duplo "g" é o produto mais procurado de todos nesse período, ficando à frente de hits como o cinto amarelo da Off-White. A marca independente do estilista-sensação Virgil Abloh -- que também assina a direção criativa da Louis Vuitton masculina -- a Off-White, aliás conquistou a segunda posição no ranking, subindo quatro degraus em relação ao ranking anterior. Segundo o Lyst, foram determinantes as parcerias travadas pela marca, como as colabs com a grife de malas Rimowa e com as esportivas Converse e Nike, por exemplo.
Se Virgil Abloh viu crescerem as marcas sob seu comando, o georgiano Demna Gvasalia teve queda de posições em suas duas grifes em relação ao ranking anterior. A Vetements, febre em 2017, caiu três posições e figura no sexto lugar. Já a Balenciaga, da qual Gvasalia é diretor criativo, perdeu um lugar no ranking e está em terceiro lugar. Conhecida por "bombar" produtos feios, a marca tem seu sapato Crocs de plataforma em décimo lugar entre itens procurados pelas mulheres, além dos enormes tênis Triple S em quarto lugar no ranking masculino.
Obviamente, esse tipo de tendência flutua de acordo com os acontecimentos no mundo ao longo desse período. Segundo o Lyst, o casamento real fez a Givenchy ser mais procurada, subindo seis posições em relação ao último ranking e abocanhando o quarto lugar das paradas. O vestido que Meghan Markle escolheu para se casar leva a assinatura da Maison francesa. Já outras grifes têm subido no ranking por terem entrado no gosto do público mais jovem, os millenials, como é o caso da Fendi, que ocupa o oitavo lugar, subindo incríveis 17 posições em relação ao último ranking. A grife tem sido usada constantemente por Kylie Jenner. Outras ascensões meteóricas aconteceram com a Versace, que subiu 21 posições ocupando o sétimo lugar, e a Nike, que subiu vinte posições ocupando a nona posição.
1. Gucci
2. Off-White
3. Balenciaga
4. Givenchy
5. Dolce & Gabbana
6. Vetements
7. Versace
8. Fendi
9. Nike
10. Prada
(por Deborah Couto)