Com a cara dos anos 80, a Gucci, grife por trás de look de R$ 27 mil de Sabrina Sato, acaba de lançar uma nova coleção em parceria com o designer Dapper Dan. Nascido no Harlem, bairro negro de Nova York, Dan fez fama nos anos 80 se apropriando de logomarcas de grifes famosas, como Gucci e Louis Vuitton, para criar peças autorais que se tornaram sucesso entre os adeptos da cultura do street wear. Como em todo esse universo, seu estilo era bem esportivo, com algumas pitadas de luxo, como os protagonistas da cena costumavam (e ainda costumam) gostar de ostentar.
Já em 2017, foi Alessandro Michele, o estilista da Gucci -- marca escolhida por Gio Ewbank para vestir Titi em seu aniversário -- que se apropriou da criação de Dapper Dan para criar uma imagem. O novo street wear vem ganhando fôlego há algumas temporadas e Michele mostrou isso, por exemplo, na coleção resort 2018, em que o italiano recriou peças como a jaqueta bufante feita por Dan para a atleta americana Diane Dixon em 1989. O item gerou polêmica, tendo sido interpretado por algumas pessoas como uma homenagem a Dan e por outras como apropriação cultural.
Agora os dois anunciam a primeira coleção colaborativa entre Gucci e Dapper Dan. A campanha foi inspirada em imagens originais dos anos 80, década em alta no momento, e clicada pelo fotógrafo Ari Marcopoulos no Harlem, com jovens negros nova-iorquinos muito bem caracterizados.
Conjuntinhos de jogging, jaquetas bomber, camisetas além da logomarca e das cores tradicionais – verde e vermelho – da Gucci em tudo dão o tom da coleção, que conta até com uma logo nova da grife. A pegada street wear é evidente também nos acessórios, que incluem mochilas, óculos, correntes de ouro, chinelos e tênis, tudo super enfeitado bem no estilo ostentação que está em alta.
(por Deborah Couto)